Pular para o conteúdo principal

Informativo digital nº 9 - janeiro a junho de 2025

 Expediente

O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul "Carlos Salzano Vieira da Cunha", criado em 5 de agosto de 1987, é uma das quatro instituições da Secretaria Municipal de Cultura, dirigida pela Secretária Municipal Dariely Maria Cabral de Barros Gonçalves. Este informativo é uma publicação semestral em meio digital, hospedado no blog do Arquivo Histórico, e tem por propósito divulgar as atividades, os projetos e os serviços oferecidos pela instituição ao longo do primeiro semestre de 2025.
As montagens fotográficas foram executadas pela assessora Neiva Köhler e a edição do informativo por Mirian R. M. Ritzel.

Elaboração

Equipe do Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul “Carlos Salzano Vieira da Cunha”: Jaqueline de Souza Fischer, Mirian Regina Machado Ritzel e Neiva Ester Corrêa Köhler. A equipe conta com o trabalho voluntário das professoras aposentadas Alba Daisy Lindemann e Jussara Maria de Andrade Garske.

Assessoramento presencial e remoto a pesquisadores

Foram atendidas presencialmente 114 pesquisas entre janeiro e junho de 2025 e os temas mais procurados foram: genealogia, personalidades, patrimônio histórico-cultural, esportes. Quanto aos atendimentos remotos, foram em número de 289 e os assuntos de interesse recorrente dos usuários foram: antigo gabinete do Intendente Municipal, carnaval, patrimônio histórico cultural, ruas antigas e personalidades.

Registros fotográficos de pesquisas presenciais























150 anos da imigração italiana no RS

2025 marca o sesquicentenário da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, cujas comemorações oficiais no estado tiveram início em 16 de janeiro. Em razão desta efeméride e por ter Cachoeira recebido uma leva destes imigrantes a partir de 1878, o Arquivo Histórico iniciou uma série de postagens sobre documentos da imigração italiana no município, notadamente nos antigos distritos que hoje constituem vários municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana, denominada Silveira Martins, cujo território era então pertencente ao grande município de Cachoeira do Sul.

Sobre a série "Documentos da imigração italiana em Cachoeira", a postagem do blog que obteve maior visualização no período foi: "O médico italiano Silvio Scopel", feita em 25 de abril, com 214 acessos.



Visitas guiadas

A equipe do Arquivo Histórico atendeu a 11 visitas guiadas, sendo uma delas a professoras e alunos do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, com um total de 32 visitantes.



Atendimento a entrevistas


Arquivo Histórico extra-muros

Rotinas administrativas e técnicas


A manutenção das rotinas administrativas e técnicas do Arquivo Histórico garantem que as demandas da comunidade possam ser devidamente atendidas. Concorre para atender parte importante destas demandas, o trabalho voluntário de Jussara Maria de Andrade Garske e Alba Daisy Lindemann, responsáveis pelo trabalho de encadernação da coleção do Jornal do Povo, único diário em meio físico do município, e pelo restauro de documentos. No primeiro semestre, o trabalho das duas teve grande repercussão na imprensa, o que lhes deu o reconhecimento merecido.


Matéria publicada no Jornal do Povo de 1/4/2025, capa e página 4




Em janeiro, mantendo a histórica cooperação entre o Arquivo Histórico e o Museu Municipal Edyr Lima, a diretora do último, Aimara Carlos da Silva, realizou a transferência de exemplares avulsos de diversos jornais que pertenciam ao acervo da instituição por ela dirigida, cujo montante, por acordo firmado no ano de 2012, deveria ser repassado ao Arquivo Histórico para completar o seu acervo de imprensa.  Desta forma, foram recebidos e devidamente registrados, catalogados e agrupados, conforme sua procedência e ordem cronológica, passando a constituir itens da coleção de imprensa do Arquivo Histórico. Ao todo, 100 exemplares foram acolhidos.





A manutenção do acervo, bem como do espaço em que está instalado o Arquivo Histórico exigem atenção permanente da equipe. Um dos grandes desafios tem sido controlar os ataques de insetos prejudiciais ao acervo documental, bem como manter a limpeza da sede, uma vez que o setor não dispõe de servidor que se encarregue deste serviço. Em razão disto, a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza, quinzenalmente, o servidor Luiz Rick. 





            Manutenção do Arquivo Histórico

Importante registrar que, no primeiro semestre de 2025, o Arquivo Histórico recebeu a instalação de novo provedor de internet, bem como um aparelho celular para os contatos necessários. O número, que está acessível aos usuários e pesquisadores, inclusive com WhatsApp, é (51) 99462-7687.




Estágio no Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico acolheu a acadêmica de Arquivologia Emmanuelli Zeferino Nunes, da UNIASSELVI,  para desenvolver atividades práticas na instituição durante três semanas. Foram várias as tarefas desenvolvidas por ela que, certamente, viveu experiências importantes para a sua formação acadêmica.

Arquivo Histórico em números

- Transcrições de documentos: 214
- Digitalizações de documentos e fotografias: 577
- Postagens no blog: 19

Participações da equipe do 

Arquivo Histórico





Arquivo Histórico - sede de conselhos


O Arquivo Histórico oferece sua sede para as reuniões e guarda de documentos ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural - COMPAHC e ao Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC.

Arquivo Histórico no outono


Fotos feitas em 9/6/2025 - Mirian Ritzel

MR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n...

Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura - 90 anos

O mês de maio de 2019 está marcado por um momento significativo na história da educação de Cachoeira do Sul. No dia 22, o Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura chegou aos seus 90 anos carregando, neste transcurso de tempo, desafios, dificuldades e conquistas. Muitas crianças e jovens passaram por seus bancos escolares, assim como professores e servidores dedicados à desafiadora tarefa educativa. A história do João Neves, como popularmente é chamado aquele importante educandário, tem vínculos enormes com seu patrono. Em 1929, quando a instituição foi criada com o nome de Escola Complementar, o Dr. João Neves da Fontoura era vice-presidente do estado e há pouco havia concluído uma gestão de grandes obras como intendente de Cachoeira.  Em 1927, ano em que Borges de Medeiros resolveu criar escolas complementares no estado para a formação de alunos-mestres, imediatamente João Neves empenhou-se para que uma destas escolas fosse instalada em Cachoeira, município p...

Chuvas ameaçam isolar a cidade de importantes centros do estado

"Chuvas ameaçam isolar a cidade de importantes centros do estado". Apesar da similaridade do que tem ocorrido pouco mais de ano depois da grande enchente de maio de 2024, a manchete é de notícia veiculada pelo Jornal do Povo em junho de 1961! Naquele tempo, a Ponte do Fandango tinha poucos meses de trânsito oficialmente aberto, mas já causava preocupação a possibilidade de não haver acesso através dela em razão das chuvas. Ponte do Fandango - Coleção Claiton Nazar Vejamos o que diz a matéria veiculada no dia 25 de junho de 1961, primeira página do Jornal do Povo : Chuvas Ameaçam Isolar a Cidade de Importantes Centros do Estado Cachoeira do Sul vive na iminência de ficar isolada das demais localidades, cujo acesso é feito pela Ponte do Fandango. Basta uma pequena enchente e êsse isolacionismo a que nos referimos estará decretado, uma vez que não mais nos poderemos servir da ponte do Fandango. Isto porque as duas estradas que a ela dão acesso estarão interditadas. Uma delas (a ...