quarta-feira, 21 de dezembro de 2011 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Recuperação de Livros da Diocese

O primeiro livro de batismo da Diocese, datado de 1779, foi transcrito pelo Arquivo Histórico, por Loveli Moreira La-Flôr, em 2003/2004. Atualmente, Loveli está transcrevendo uma segunda parte do livro, localizada, posteriormente, na secretaria da Diocese. 
Além disso, o Arquivo dispõe de duas professoras voluntárias no serviço de restauro: Carmen Mariz Alves Carneiro e Alba Lindemann que recuperam os livros de registro de nascimento, de casamento e de óbito da Diocese. 
Alba e Carmen recuperaram e entregaram ao bispo diocesano dom Irineu Wilges 63 livros de batismo de Cachoeira do Sul.
Na foto: Ione Carlos, chefe do Arquivo Histórico, Carmen, Alba, dom Irineu, Mirian Ritzel, diretora do Núcleo de Cultura, e Deise, secretária da Diocese

O trabalho concentrou-se na limpeza dos livros, onde o pó foi retirado, folha a folha, com pincel. Depois, as capas foram restauradas. Havia capas sobrepostas que foram retiradas a fim de que ficasse a original.  O material utilizado é o apropriado para restauração, como a cola, à base de carboxi metil celulose. Posteriormente poderá ser feita a restauração das folhas, trabalho muito minucioso e demorado.


Imagens: Loveli La-Flôr

1 comentários:

Suzana Saldanha disse...

Que beleza ! quanta informação poderá ser salva ! Parabéns !

Postar um comentário