sábado, 15 de junho de 2013 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Doutores...

Nos tempos em que a medicina era genérica, ou generalista, encontrar profissionais especializados era uma raridade, especialmente nas cidades pequenas.
Os médicos disponíveis tinham que dar conta de todas as mazelas da população, atendendo desde dores de dente até partos e cirurgias. Mas vez em quando aportavam na cidade, apregoando suas especialidades, doutores em dentes, ouvidos, olhos. Propagandeavam suas habilidades no boca-a-boca e na imprensa. 
O jornal O Commercio (1900-1966), cuja coleção está guardada no Arquivo Histórico, traz inúmeros anúncios desses profissionais. Alguns deles acabaram estabelecendo residência e consultório, criando vínculos com a cidade. Outros apenas passaram por aqui, atendendo necessidades da população. Eis um dos anúncios reproduzidos da edição d'O Commercio do dia 16 de maio de 1917, em que o Doutor Padrós de Gaona, oculista, oferecia tratamento oftalmológico moderno e também a seleção de lentes pelo optometrista Dr. B. Pericas. Hospedados no Hotel do Comércio, anunciavam a permanência na cidade por apenas 30 dias.
Atenderam muitos pacientes? Foram bem-sucedidos? A julgar pela bem elaborada propaganda, considerando-se a época, e pela terminologia empregada, devem ter granjeado farta clientela!


Edição de O Commercio - acervo de jornais do Arquivo Histórico

0 comentários:

Postar um comentário