quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Arquivo Histórico pede auxílio à Câmara para restaurar livro

O Arquivo Histórico, depositário de importantes livros e documentos que contam a história político-administrativa do município de Cachoeira do Sul, está constantemente procedendo à recuperação de seu acervo documental, cujo suporte (papel) é naturalmente fragilizado pela passagem do tempo, pelo tipo de tinta que foi empregada na escrita ou por outros fatores que interferem na sua conservação.
Um dos mais fragilizados bens de seu acervo é o livro do Fundo Câmara Municipal que compreende o período histórico 1851 a 1861, justamente o que contém fatos memoráveis, como a chegada dos primeiros imigrantes alemães à Colônia Santo Ângleo (1857), a elevação de Cachoeira ao foro de Cidade (1859) e a eleição da primeira Câmara da Cidade da Cachoeira (1860).



Partes danificadas do livro de atas 1851 - 1861 - CM/OF/A-005
A recuperação do citado volume demanda trabalho especializado e material específico.
O vereador Marcelo  Figueiró, usuário constante dos serviços oferecidos pelo Arquivo Histórico e conhecedor das rotinas e necessidades do departamento, levou o pleito para a Câmara de Vereadores, sensibilizando-a a colaborar financeiramente com a empreitada.

Assessora Neiva Köhler apresenta o livro ao vereador
A direção e equipe do Arquivo Histórico aguardam pela decisão dos vereadores, entendendo que serão sensíveis ao apelo por entenderem a importância de preservar a história da sua terra.


0 comentários:

Postar um comentário