O Gabinete do Intendente, sala localizada no interior do prédio do Paço Municipal, não foi projetado originalmente para integrar as dependências da então Casa de Câmara e Cadeia, construção do ano de 1864.
Naquela época, os municípios eram governados pelas Câmaras Municipais, representadas pelos vereadores. A figura do Intendente, ou chefe do Executivo, só foi aparecer depois da proclamação da República. Sendo assim, aquela sala não poderia ter sido pensada no projeto original. Pairava então a dúvida: quando ela teria sido construída e por quem?
Todas as respostas foram encontradas! O encadernado do fundo Intendência Municipal, indexado como IM/GI/AB/C-003, em suas folhas 65, 65v. e 66, traz o contrato firmado entre a Intendência Municipal, representada pelo Intendente Annibal Lopes Loureiro, e o arquiteto José Mariné, datado de 7 de janeiro de 1921, para a "construcção d'um quarto no edificio da Intendencia para nelle funccionar o gabinete do intendente".
A cláusula II do contrato dispõe o seguinte: "As obras cuja construcção a
Municipalidade nesta data contracta são: 1) Construcção de um quarto destinado a
Gabinete do Intendente, com quatro metros e cincoenta de largura e seis metros
de comprimento tendo o assoalho no mesmo nivel do das peças existentes e
direito também identico, será dotado na face Sul de duas janelas do tipo das
atuais da mesma face do edificio; nos fundos será colocada uma porta
correspondente ao vão oposto. Será fechado o vão da janela existente no
gabinete actual. A ornamentação interna obedecerá á planta aprovada. 2) Reforma
do muro do terreno do lado da Intendencia o qual será dotado de gradis de ferro
e portão de ferro, caiado e pintado o gradil com duas mãos de tinta.”
É provável que o mobiliário que integra o gabinete do Prefeito Municipal até os dias de hoje, cuja primeira foto consta do Grande Álbum de Cachoeira, edição de 1922, de Benjamin Camozato, seja da mesma época.
![]() |
Porta do Gabinete do Intendente (1921) |
Grupo de Recuperação do Paço, com o Prefeito Neiron Viegas, em vistoria ao antigo Gabinete do Intendente (2013) - Imagem: www.pontedepedra.blogspot.com.br |
Parabenizamos as pesquisadoras por mais esta descoberta, que traz o passado para o presente, reafirmando a importância do Paço Municipal como testemunho das mudanças ocorridas nestes 150 anos de sua existência.
ResponderExcluirQue maravilha!
ResponderExcluir