Pular para o conteúdo principal

Dia do Índio

A coleção do jornal O Commercio, do acervo de imprensa do Arquivo Histórico, mais uma vez nos brinda com uma notícia que vem à luz justamente quando no Brasil é comemorado o Dia do Índio, em 19 de abril. Trata-se de um relato da situação dos indígenas do Rio Grande do Sul, sendo que o autor, que assina apenas com as iniciais B. S., toma por exemplo aldeamentos da região do Alto Uruguai em 1901!
Guardadas as diferenças temporais e de tratamento social da questão, o que a matéria abaixo transcrita demonstra é que, mesmo transcorridos 114 anos, quase nada do panorama relatado em 1901 foi modificado. 

Guarani-mbyá - Imagem: pib.socioambiental.org

Indigenas do Rio Grande

O interesse que de tempos tenho tomado por tudo quanto se prende á historia e cousas do Estado levou-me, em abril ultimo, ao aldeamento dos indigenas do alto Uruguay e agora, aproveitando as férias do Natal, de novo ali estive, afim de completar as notas que estão servindo para uma noticia que a respeito pretendo publicar em folheto.
O estado deploravel em que se encontra ali para mais de 1.000 creaturas desafia a compaixão, exige uma medida humanitaria, urgente.
No municipio da Lagôa Vermelha, duas leguas, mais ou menos, distantes uns dos outros encontram-se em toldos, Pontão, Forquilha e Ligeiro ou Bueno, todos governados pelo cacique general Faustino, com uma população de pouco mais de 400 almas.
Os indigenas são sadios, sendo a mortalidade em proporção muito favoravel.
Vivem no matto, em ranchos demasiadamente rusticos.
Andam semi-nús, plantam muito pouco, e raros animaes domesticos vêm-se entre elles.
Nenhum sabe ler e muito poucos falam o portuguez.
São habeis para qualquer trabalho manual e preparam chapéus de palha, balaios, peneiras, etc., mas quasi nada vendem, porque não procuram mercado, mantendo-se segregados da sociedade.
Tradicionalmente conservam imperfeita idéia de Deus, sem nunca terem sido instruidos religiosamente, si bem que no baptismo das creanças empreguem formulas semelhantes ás da religião evangelica.
Considerando o gráo de civilisação quasi nullo desses semi-selvagens, a pobreza e a indigencia, muitas vezes extrema, em que definham e apreciando suas boas qualidades e disposições, comprehende-se a necessidade absoluta de soccorrel-os, de instruil-os, de ensinar-lhes o trabalho productivo.
Uma alma altamente humanitaria, a exma. sra. d. Adele Pleithner, professora do Collegio Evangelico, do Novo Hamburgo, conscia do grande alcance social e do gloriosissimo valor moral da obra civilisadora dos indigenas, resolveu, affrontando todas as difficuldades e sacrificando suas forças e seus interesses particulares, dar principio á instrucção e educação dos infelizes bugres.
O exmo. sr. presidente do Estado aprovou esta generosa empreza, promettendo sua poderosa protecção.
Dous dos aldeamentos da Palmeira foram agora por mim visitados; o de Nonohay que compõe-se de dois toldos, o de Nonohay propriamente dito, sob o commando do capitão Antonio Pedro, e o da Serrinha, distante 6 legoas daquelle, sob o commando do major Manoel.
Além desses ha no mesmo municipio o do Boutoro nas margens do rio Uruguai-Mirim e um outro nas margens do rio da Varzea. 
Nestes toldos vivem mais de 600 indigenas, um tanto mais adiantados que os da Lagôa Vermelha, são muito pacificos, trabalhadores e de sentimentos affectivos, mostrando-se gratos aos seus bemfeitores e doceis aos que procuram ensinal-os.
Os crimes de homicidio, ferimentos, furtos, são entre elles rarissimos. Muitos criam porcos e gallinhas; sabem fazer peneiras e balaios lindissimos, chapéos de tecido de crissiúma e taquara, businas de chife, tudo pintado de varias côres que preparam com o succo de vegetaes.
Sabem preparar herva-matte e fumo de primeira qualidade.
Sobre religião têm uma idéa menos vaga do que os de Lagôa Vermelha; seguem inconscientemente alguns principios ethicos; ignoram porém, o evangelho, com quanto, como aqueles, façam no baptismo, alguma cousa semelhante ás praticas de egreja evangelica.
Felizmente já possúo todos os apontamentos historicos, linguisticos, ethnologicos e estatisticos, necessarios ao trabalho a que me proponho, qual seja o de patentear aos rio-grandenses o estado dessa parte da humanidade e, consequentemente, o dever imperioso que todos nós temos de concorrer para a sua civilisação.
No abençoado sólo do Rio Grande não devem continuar a vegetar esses restos da infeliz raça indigena, esses brazileiros expoliados  por força da evolução dos povos: urge que venham viver ao nosso lado, com as mesmas vantagens que a civilisação nos faculta.
Em Missões e em outros sertões do Estado existem espalhados muitos decendentes de indigenas meio civilisados, mas grande parte contaminados pelo virus da immoralidade e do alcoolismo, males que lhes trouxeram os conquistadores, de nada tendo lhes valido a grande republica jesuitica que desappareceu como um sonho com as suas reducções, sem nenhum proveito deixar para os infelizes que escravisára.
Precisamos seguir trilha opposta á dos antigos conquistadores, libertando e não escravisando.
Obra patriotica, missão sublime será essa de elevar os nossos indigenas á dignidade de povo civilisado; e, para consecução de tal fim, muito póde fazer o patriotico governo de Estado, estabelecendo ali colonias, cujos lotes sejam de preferencia cedidos a elles.
Professores, mestres de officios dotados de paciencia e dedicados, são uma necessidade para o bem estar desses infelizes, muitos dos quaes me supplicaram tal beneficio.
Se nos aldeamentos houvesse uma pessoa que se prestasse a tomar a si uma tal tarefa eu appellaria para os nunca desmentidos sentimentos de caridade dos porto-alegrenses e lhes pederia uma esmola para os bugres, de roupas usadas com que viessem a cobrir as carnes.
Em todo o caso, grande familia rio-grandense, ahi tendes campo vasto para exercitardes os vossos sentimentos altruisticos.
E vós benemeritas sociais da Grande Associação Beneficente de Senhoras, lançae um piedoso olhar para aquellas bandas, estendei [rasgado] até lá os beneficios que por todas as outras partes do Estado ides derramando.
Salvae os restos deste povo por excellencia BRAZILEIRO.
Abraçae, soccorrei essa raça orfan e semi-selvagen e a benção de Deus vos acompanhará.
(Jornal do Estado)                                                                                                                             B. S.

(Publicado no jornal "O Commercio", ano II, n.º 56, 23/1/1901)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp