sexta-feira, 18 de março de 2016 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Sementes de Fumo Gigante

A China, um dos tigres asiáticos, é uma potência econômica emergente do mundo atual. Seus produtos chegam facilmente a casas do mundo inteiro e o sistema de informações vigente, com acesso universal e instantâneo, faz da terra distante e antes desconhecida um lugar que parece estar muito próximo!

Mas imaginemos a China no século XIX. Provavelmente muito poucas pessoas tinham noção da sua existência, de sua localização geográfica e o que representava a sua cultura no oriente. Tampouco poderiam sonhar que no futuro o tigre asiático iria abocanhar, tal qual um dragão, consumidores nos quatro cantos do mundo!

Um documento datado de 25 de janeiro de 1879, remetido à Câmara de Cachoeira por Americo de M. Marcondes de Andrade, oferecia às autoridades da época sementes de fumo gigante vindas da China:

Remetto a V.M.cês uma pequena lata contendo sementes de fumo gigante da China, afim de que as distribuam pelos lavradores d'esse municipio que desejem ensaiar a sua cultura.
Deus Guarde a V.mcês

Americo de M. Marcondes de Andrade

Ofício de 25/1/1879 (CM/S/SE/CR - Cx. 19)

Não sabemos se a correspondência surtiu o efeito esperado pelo remetente e se as tais sementes made in China chegaram a ser distribuídas e cultivadas por aqui. O fato é que hoje alguns municípios que vizinham com Cachoeira tem na cultura fumageira mola propulsora da sua economia. Teria sido isso fruto do ensaio proposto pelo Sr. Americo?

(MR)

0 comentários:

Postar um comentário