A China, um dos tigres asiáticos, é uma potência econômica emergente do mundo atual. Seus produtos chegam facilmente a casas do mundo inteiro e o sistema de informações vigente, com acesso universal e instantâneo, faz da terra distante e antes desconhecida um lugar que parece estar muito próximo!
Mas imaginemos a China no século XIX. Provavelmente muito poucas pessoas tinham noção da sua existência, de sua localização geográfica e o que representava a sua cultura no oriente. Tampouco poderiam sonhar que no futuro o tigre asiático iria abocanhar, tal qual um dragão, consumidores nos quatro cantos do mundo!
Um documento datado de 25 de janeiro de 1879, remetido à Câmara de Cachoeira por Americo de M. Marcondes de Andrade, oferecia às autoridades da época sementes de fumo gigante vindas da China:
Remetto a V.M.cês uma pequena lata contendo sementes de fumo gigante da China, afim de que as distribuam pelos lavradores d'esse municipio que desejem ensaiar a sua cultura.
Deus Guarde a V.mcês
Americo de M. Marcondes de Andrade
![]() |
Ofício de 25/1/1879 (CM/S/SE/CR - Cx. 19) |
Não sabemos se a correspondência surtiu o efeito esperado pelo remetente e se as tais sementes made in China chegaram a ser distribuídas e cultivadas por aqui. O fato é que hoje alguns municípios que vizinham com Cachoeira tem na cultura fumageira mola propulsora da sua economia. Teria sido isso fruto do ensaio proposto pelo Sr. Americo?
(MR)
(MR)
Comentários
Postar um comentário