sexta-feira, 15 de julho de 2016 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Cédulas itinerantes de eleitores ausentes

Corriam os primeiros tempos após a Revolução Farroupilha. Em julho de 1845, na Vila Nova de São João da Cachoeira, o juiz de paz Francisco Ribeiro Pinto tentava cumprir com o rito das eleições para escolher e dar posse aos vereadores da legislatura de 1845 a 1848 e aos juízes de paz. Com este intuito, redigiu ofícios para os eleitores inscritos - os ditos homens bons e probos dos distritos que compunham o município - para que se dirigissem à sede da Vila e depositassem os seus votos na urna.

Muitos dos destinatários dos ofícios enviaram prontamente suas respostas justificando o não comparecimento para a eleição com as mais diversas e curiosas motivações: por enfermidade, por falta de cavalo, por incômodo de peito, por pé doente, etc. E o interessante - e impensável nos dias de hoje - é que todos eles mandaram as cédulas preenchidas ao juiz de paz, rogando a V.Sªs. se dignão acceita-las. 

O arquivo Justiça do acervo documental do Arquivo Histórico guarda vários exemplares das respostas dos eleitores, dentre as quais consta a que segue, remetida por Manoel Alves Gomes:


Arquivo Justiça - 16/7/1845
- Acervo documental Arquivo Histórico

Participo-lhe a VS.ª que por me achâr em comodado, e sem poder montar a cavallo motivo pr onde não posso comprir com os meos deveres, de hir peçoal m.te levar m.as cedollas, as quais remeto lhe a sim rogo lhe a VS.ª o me desculpar; Deos Garde a VS.ª p.r ms a.s 
Cedro 16 de Julho de 1845
Manoel Alves Gomes

Ill.mo Snr" Juiz de Pais
Francisco Ribr.º Pinto

Os eleitores ausentes que enviaram respostas ao juiz de paz com as respectivas cédulas foram: João Martins da Silva (Areal na costa do Ibicuí), Joze dos Santos Car[?], Francisco Machado Fagundes (Pau Fincado), Francisco de Assis Brasil (São Felipe), Antonio Manoel de Jegus [sic] (São Felipe), Francisco de Almd.ª Leite (Rincão de São Pedro), Fellesberto J.e An.to dAvila (Santa Maria), Luis J.e de Mello (Rincão de São Pedro), João Gllz. Rozado (Rincão de São Pedro).

Cumprida a obrigação do voto, mesmo que as cédulas tivessem chegado sem seus subscritores, o resultado das eleições sufragou e levou à posse os vereadores Alexandre Coelho Leal, João Thomas de Menezes Filho, João Antonio de Barcellos, João Pinto da Fonseca Guimaraens, Jose Pereira da Silva Goulart, João de Souza Dias e Joze Rodrigues de Moraes.

(MR)

0 comentários:

Postar um comentário