sexta-feira, 5 de agosto de 2016 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Arquivo Histórico - 29 anos a serviço da preservação da história documental do município

5 de agosto é um dia de dupla significação para Cachoeira do Sul: há 196 anos houve a instalação da Vila Nova de São João da Cachoeira e o seu desmembramento de Rio Pardo e há 29 anos, em 1987, aconteceu a criação do Arquivo Histórico do Município. A data foi “escolhida a dedo” para dar significação ao papel que o Arquivo teria: o de guardar, organizar, preservar e difundir a documentação político-administrativa de valor histórico que o município produziu desde e a partir de então. E esta documentação não atrai apenas os pesquisadores locais, mas muitos vindos de diferentes lugares, com destaque para os municípios que tiveram em Cachoeira sua cidade-mãe.

Com o correr do tempo, à documentação foram agregadas as coleções de jornais editados em Cachoeira do Sul a partir de 1900. A coleção de imprensa é diariamente procurada pelos usuários do Arquivo Histórico, atraindo pesquisadores e cidadãos em busca de notícias, informações e notas de seu interesse, especialmente no O Commercio (1900 – 1966), O Correio (1992 – 2016) e o Jornal do Povo (a partir de 1929).

Para marcar a data, alguns dos últimos usuários dos serviços do Arquivo Histórico foram convidados a significar o trabalho que a instituição oferece com depoimentos que constituirão o documentário do 29.º ano de funcionamento:

         











A equipe do Arquivo Histórico agradece as manifestações e seguirá pautando seu trabalho de forma a cumprir com seus preceitos de preservar a memória documentada de Cachoeira do Sul.


(MR)

1 comentários:

Suzana Saldanha disse...

Pessoal guerreiro ! Parabéns ! que possam ter muita tecnologia para aprimorar este trabalho fundamental para sedimentar a identidade das futuras gerações !

Postar um comentário