segunda-feira, 19 de setembro de 2016 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Forasteiros no Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico tem servido com sua farta e preciosa documentação a muitos pesquisadores, com especial afluência, nos meses derradeiros de inverno, de pessoas vindas das mais diferentes regiões em busca de subsídios para seus temas de estudos.

O professor Marlon Lessa Voloski, vindo de Minas Gerais, frequentou a instituição por duas semanas em busca de material para dar sustentação histórica ao processo de formação da classe média no Brasil. Vasculhou documentos do Fundo Câmara Municipal (1820 - 1889), dizendo-se extremamente satisfeito com o que encontrou. Já programou outras vindas a Cachoeira do Sul, quando pretende trazer alunos bolsistas para empreenderem outras pesquisas no acervo documental e de imprensa do Arquivo Histórico.


Professor Marlon Voloski analisa documentos da Guarda Nacional


Outra pesquisadora, a arquiteta polonesa Ewa Grela, vinda da cidade de Poznan, na Polônia, esteve no Arquivo Histórico acompanhada pelo marido Rogério Angoneze Júnior, no último dia 5 de setembro, para buscar dados sobre a arquitetura alemã na antiga Colônia Santo Ângelo. Documentos do acervo, monografias e obras da biblioteca foram consultadas na ocasião. O casal, ele brasileiro, estava percorrendo municípios da extinta Colônia Santo Ângelo para localizar obras do estilo enxaimel para constarem do trabalho de doutorado de Ewa.



A arquiteta Ewa Grela e o marido Rogério Angoneze Júnior
buscam informações sobre a arquitetura alemã na antiga Colônia Santo Ângelo

Guardar, organizar e oferecer à pesquisa documentos que remontam a trajetória político-administrativa do município é o papel do Arquivo Histórico. Cumpri-lo com a satisfação de seus usuários é estímulo para seguir neste compromisso.

(MR)

2 comentários:

Suzana Saldanha disse...

Trabalho essencial para a formação das novas gerações. Parabéns pessoas queridas que dão tanto de si para a preservação da nossa história!

Cleiton disse...

Importantíssimo esse acervo!

Postar um comentário