domingo, 20 de novembro de 2016 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

A Bandeira Nacional

Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república no Brasil. O novo sistema de governo, além das mudanças que acarretou na organização político-administrativa brasileira, obrigou as autoridades a promoverem mudanças de toda ordem, inclusive nos símbolos nacionais, até então representativos do extinto império.

Em 20 de janeiro de 1890, Júlio de Castilhos oficiou a todas as juntas municipais - comissões de cidadãos que respondiam naquele momento de transição pelos negócios municipais - cientificando-as que uma nova bandeira nacional havia sido instituída e remetendo o desenho da mesma para que fosse imediatamente adotada. Referia-se, no ofício, ao Decreto n.º 4, de 19 de novembro de 1889:

Ofício de Júlio de Castilhos - 20/1/1890
JM/S/SE/CR - Caixa 2
Desenho da bandeira anexado ao ofício de Júlio de Castilhos
As instruções contidas no ofício acima resolviam a questão levantada em correspondência de 19 de novembro de 1889, coincidentemente o dia do decreto que instituiu a nova bandeira, remetida pelo comando do 2.º Batalhão de Engenharia na Cachoeira ao então delegado de polícia, Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros. O conteúdo é o seguinte:


Correspondência de 19/11/1889
JM/S/SE/CR - Caixa 2
Havendo recebido hontem do Commando das Armas o telegramma concebido nos seguintes termos: -"Não tendo ainda o governo dado instrucções sobre modificações no pavilhão nacional, não deve nenhuma bandeira ser hasteada  com caracter official como symbolo de nossa nacionalidade até vir instrucções" - rogo a V.S.ª de tomar providencias accordes com o intuito da letra do dito telegramma.

(ass.) Antonio Alves Pereira Salgado
Ten Cor el Com.e

A bandeira nacional, até por ter sido criada apenas quatro dias depois da proclamação da república, resultou de uma adaptação da bandeira do império feita por Décio Vilares. As cores verde e amarela, representadas no losango e no retângulo, aludem às casas reais de D. Pedro I, mas com o passar do tempo passaram a ter outra interpretação, referindo as riquezas e as florestas brasileiras.


www.significados.com.br/bandeira-do-brasil/

(MR)

1 comentários:

Suzana Saldanha disse...

muito bom ! O BM era Delegado de Polícia em Porto Alegre ou em Cachoeira?

Postar um comentário