Pular para o conteúdo principal

Imagem de Nossa Senhora no frontispício da Igreja Matriz

As obras de pintura da Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico, ocupam a atenção da comunidade. Com a restauração do Paço e do Château d'Eau, os olhares agora se voltam para os detalhes que a rica arquitetura do templo revela sob a camada nova de tinta e, especialmente, sobre a imagem da Nossa Senhora que domina o frontispício.

Catedral em processo de pintura - foto Ione M. S. Carlos

As remodelações do templo foram muitas ao longo de sua história, mas a mais radical foi a iniciada em março de 1929, quando houve a decisão de mudar o aspecto externo, enriquecendo a simples arquitetura colonial militar de sua fachada com detalhes barrocos e substituindo a cruz que encimava o frontispício por uma imagem de Nossa Senhora.

Fachada original da Igreja Matriz - fototeca Museu Municipal
Na edição do jornal O Commercio, de 1.º de janeiro de 1929, detalhes da solene bênção da imagem da padroeira e inauguração das torres:

Como dissemos em nossa edição anterior, effectuou-se, na manhã de domingo ultimo, a solemnidade da benção do monumento votado a Nossa Senhora da Conceição, que encima o frontispicio remodelado da Igreja Matriz.
A missa das 9 horas, que precedeu a solemnidade, congregou grande massa de fiéis no templo catholico, ficando muitas pessoas postadas á frente, por não conseguirem logar no interior.
Proximo á porta de sahida, do lado esquerdo da igreja, um grupo de gentis senhoritas vocalisou canticos liturgicos, com acompanhamento, ao orgão, pela senhorita Alda Eggers.
A missa terminou ás 10 horas, começando, após, a reunião de povo emfrente ao templo, e ficando tomado o espaço desde a escada de acesso ao Chateau d'eau.
Nessa occasião, o revmo. monsenhor Luiz Scortegagna, Governador Geral do Bispado de Santa Maria, benzeu o monumento e inaugurou as duas torres novas da igreja, emquanto, no interior da mesma, a senhorita Carmen Barbosa vocalisava uma bella Ave Maria.
Serviram de paranymphos do acto, segurando em longas tiras de fita azul, as exmas. sras. dd. Carlinda Brandes, Brizabella Machado, Elizabeth Carvalho, Dora Mello de Barros, Azhyr Fontoura de Barcellos, Euphrasia Figueiredo, senhoritas Herminia Vieira da Cunha, Alice Abreu, Catharina de Franceschi e Olga Motta, as 5 ultimas, pelo Apostolado da Oração e pela Congregação Mariana; e os srs. Antonio Cauduro, José Carlos Barbosa, dr. David F. de Barcellos, Luiz Carvalho, João Franceschi (representando seu pai, sr. Maximiliano de Franceschi), Augusto Rossi, Nicolau Salzano e Virgilio Carvalho Bernardes.
Terminada a benção, que constituiu uma cerimonia emocionante, monsenhor Luiz Scortegagna subiu a um automovel que estava postado na praça, proferindo a seguinte oração:
Cerimonia simples e commovente, commovente e significativa esta que acaba de realizar-se.
Cachoeira, a catholica Cachoeira, está aqui dignamente representada por todos Vós  que constituis a concentração das energias do progresso social e religioso.
Cachoeira bella e forte, tu não poderias te gloriar com o nobre titulo de Princesa do Jacuhy, se a tua praça mais pittoresca não fosse aformoseada com um templo digno de tua crença, digno de tua excelsa protectora, da Immaculada Conceição, de accordo com o hodierno evoluir artistico.
Meus senhores! E' nesta hora que a digna commissão, depositaria do arduo encargo de transformar o antigo templo em alegre Domus Dei - casa do Senhor, Vos convidou para solemnisar a primeira etapa de sua actividade, a saber, a inauguração das alterosas torres com suas cruzes, as quaes, perfurando o espaço, symbolisam a nossa Fé e o nosso trabalho.

E o monsenhor prosseguiu em exaltações às ofertas para a realização da obra, terminando por referir-se ao arquiteto e a quem o templo é dedicado:

Honra ao celebrisado architecto sacro sr. Vitorino Zani, pela feliz produção artistica, honra á sua firma commercial pelo primoroso material fornecido; honra, outrosim, ao habil executor dos trabalhos, sr. Fortunato. E neste momento, com os olhos levantados para o céo, demos graças ao Altissimo pela insigne felicidade de, nesses trabalhos tão perigosos e arriscados, não ter havido nenhum incidente ou desastre grave a lamentar.
Animados pela fé trabalhemos pela remodelação da Igreja Matriz. - Igreja Matriz! isto é, Igreja mãe! sim, é este templo comum a todos nós.
É o lugar sagrado onde Deus habita na Sagrada Hostia; é o santuario onde temos colloquios com o Creador pela oração; é o lugar onde a maioria de Vós foi pacificada da mancha do pecado original, onde recebestes a santificação do vosso amor conjugal; onde tantas vezes recebestes o perdão dos vossos peccados e onde tantas vezes encontrastes consolo nas vossas tristezas;
Onde são encommendados os corpos inanimados;
Onde suffragamos as almas de nossos paes, parentes e amigos e onde um dia será suffragada a nossa alma.
E a quem é dedicado este templo?
A' creatura incomparavel, á mais pura e santa, á Medianeira de todas as graças, á Immaculada Virgem Maria, Padroeira do Brasil.


Nossa Senhora - foto Renato F. Thomsen
- pontedepedra.blogspot.com.br

Sua imagem, que acaba de ser inaugurada, repousa dia e noite no frontispicio do templo. Para vigiar e proteger a Vós todos, ahi a vêdes. Está ahi para fazer constatar aos peregrinos, aos viajantes das varzeas e das cochilhas vizinhas e aos que transitam pela linha ferrea, a vossa fé a vossa cultura.
Facto este que demonstra claramente que á S. S. Virgem Immaculada são consagrados os Cachoeirenses e que da sua protecção aguardam elles paz na vida, tranquilidade na lucta e completa felicidade no céo. Disse.
(...)
O orador foi muito applaudido e felicitado pelos conceitos que externou.
Tambem foi muito felicitada a commissão das obras de remodelação, constituida dos srs. Virgilo Carvalho de Abreu, Manoel Fialho de Vargas e Achylles Lima Figueiredo.
Em seguida começou a dispersão do povo, entronado ainda muitas pessoas na Igreja Matriz e na sachristia, onde se conservaram reunidas por algum tempo, em expansões de alegria.

Em maio de 2017, com a nova roupagem que a imagem de Nossa Senhora recebeu, ressaltando o azul de seu manto e os detalhes que identificam a sua representação, talvez a dúvida que assalte a todos de ser ela a Imaculada Conceição ou a Nossa Senhora das Graças esteja resolvida pelas palavras do monsenhor Scortegagna: 

A' creatura incomparavel, á mais pura e santa, á Medianeira de todas as graças, á Immaculada Virgem Maria, Padroeira do Brasil.

Com esta frase ele define Nossa Senhora como a mais pura e santa, a imaculada, independente das diversas nomenclaturas que recebe...

(MR)

Comentários

  1. Nossa grande historiadora Mirian Ritzel traz do passado o ambiente da inauguração das novas torres e da imagem da Nossa Senhora, transportando o sentimento que ainda vale agora e que vai para o futuro.
    osni schroeder

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Osni. Estamos todos, independente do credo que professamos, tomados pela mesma emoção de 1929!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp