sexta-feira, 28 de julho de 2017 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Arquivo Histórico - 30 Anos

O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul "Carlos Salzano Vieira da Cunha" chega, em 5 de agosto de 2017, aos 30 anos de criação. Ao longo desse tempo, pelas mãos de diferentes equipes, organizou-se para poder também organizar, dispor e disponibilizar documentos únicos e preciosos que contam a história do quinto município mais antigo do Rio Grande do Sul, torrão original que se desmembrou em inúmeras cidades, muitas das quais, ainda que maiores que Cachoeira do Sul, não dispõem de instituição do gênero.

E não foi mera coincidência, mas proposital forma de marcar o significado da criação do Arquivo Histórico ter escolhido o dia 5 de agosto para data de seu nascimento. 5 de agosto de 1820 marca o dia da instalação da Vila Nova de São João da Cachoeira e também o marco inicial da produção documental de que o Arquivo Histórico é depositário. 

Torna-se indispensável relembrar os primórdios da história daquele que documenta a história. Abrigado em uma sala do Museu Municipal pela iniciativa das lideranças culturais da época, o acervo inicial do futuro Arquivo Histórico em pouco tempo tornou-se grande demais para ficar contido no local. Os primeiros documentos a ele destinados já serviram para embasar a primeira publicação, lançada por ocasião da assinatura do decreto de sua criação: Fundação do Município de Cachoeira do Sul - documentos históricos. O ato, ocorrido em 5 de agosto de 1987, no Galpão Farroupilha do Parque Municipal da Cultura, junto ao Museu Municipal de Cachoeira do Sul - Patrono Edyr Lima, contou com ampla participação de autoridades e convidados. 

Naquele 5 de agosto de 1987, Cachoeira do Sul chegava ao 167.º aniversário de emancipação político-administrativa, data com grande significado para a assinatura do Decreto n.º 203/87, de criação do Arquivo Histórico, pelo Prefeito Ivo Renê Pinto Garske, ato acompanhado pela Secretária Municipal de Educação Marisa Timm Sari, a Diretora do Museu Municipal Lya Wilhelm e a responsável pela coordenação do Arquivo, professora Marilda Félix. 

Prefeito Ivo R. Pinto Garske assinando
o Decreto de criação do Arquivo Histórico 

Prof.ª Marilda Félix, responsável pelo Arquivo Histórico, ladeada pelo Prefeito Ivo Garske
e pela Secretária Municipal de Educação Marisa Timm Sari

As comemorações dos 30 anos do Arquivo Histórico, focadas no tema Histórias para Contar Nossa História, destacam trabalhos resultantes de pesquisas proporcionadas pelo rico acervo da instituição, numa mostra do quão importante e valorosa é a tarefa deste espaço de memória que deve orgulhar Cachoeira do Sul.


video
Prestigie!

MR

0 comentários:

Postar um comentário