A Rua Júlio de Castilhos sempre foi uma das vias importantes da cidade, caminho de ingresso dos que vinham do norte, ou do alto dos trilhos, até o centro e vice-versa. Os habitantes das zonas coloniais serviam-se da "Stoffel Pikade", como era chamada a Avenida Brasil pelos alemães, para atingirem a Rua Júlio, ponto em que estavam estabelecidos fortes armazéns.
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Rua Júlio de Castilhos - acervo Família Tischler |
Em 1915 o aspecto da via era bastante desanimador. Nuvens de poeira costumavam subir aos ares em tempos de seca, transtornando a vida de moradores e comerciantes. Diante da falta de providências das autoridades municipais, um grupo de cidadãos que lá habitavam ou conservavam seus negócios organizou um abaixo-assinado com 43 assinaturas solicitando o que segue:
Os ABAIXO-ASSIGNADOS, moradores á rua Julio de Castilhos, vem respeitosamente á Vossa presença, solicitar o seguinte:
I - Como a citada rua é a de maior movimento nesta cidade, onde transita todo e qualquer vehiculo, tem muita necessidade de ser ao menos macadamisada com cascalho, (já que não póde ser calçada com pedras) para assim evitar as enormes nuvens de poeira que evade as casas, principalmente no lado oeste.
II - Este melhoramento torna-se util não só aos commerciantes, que necessitam de suas casas abertas, como para as familias em geral.
III - Desejavamos que V. Exa. se vereficasse pessoalmente das sérias difficuldades que lucta um industrialista, de chegar ao ponto de cerrar as portas, suspender com o trabalho diario, privando assim de o operario tirar o seu ordenado para o pão de cada dia.
IV - O trecho principal é comprehendido desde o principio da rua Saldanha Marinho até a casa dos Snrs. Guilherme Beskow & Cia.
V - Sendo a nossa cidade uma das mais apraziveis da campanha, nada recommenda aos olhos dos visitantes ás enchurradas de pó que se vêem obrigados a tragar, como aconteceu nestes ultimos dias, privando os transeuntes de sahirem á rua.
VI - Ha outras cidades na campanha de muito menos commercio como a nossa, e no emtanto já possuem as ruas perfeitamente calçadas, sendo este um dos primeiros asseios.
Esperando o seu benevolo auxilio nesta importante obra de grande utilidade, fizemos este abaixo assignado, em defesa de nossa saude e para combater as doenças derivadas desta tão aborrecida poeira.
Saude e Fraternidade
CACHOEIRA, 25 de Outubro de 1915
Frederico Wilhelm
Ricardo Schaurich
Celeste C. Begnis
Albino José Schaurich
Henrique Pohlmann
Francisco Zanetti
Germano Berner Junior
Theobaldo Ruschel
Emilio Pohlmann
Francisco Guidugli
Aristides Moreira
Avelino F. Cavalheiro
Augusto Schaurich
Ernesto Müller
Leonel Friedrich
Arthur Fetter
Guilherme Ritter
Pedro Port
Frederico Treptow
Franz Rother
Oswald Rother
Henrique Richter & Irmão
Octavio Simões
Manoel Fernandes
Benedicto Dicklhuber
I. S. Macedo
Arnoldo Fischer
Arnoldo Tischler
Nicolau Alario
Alfredo Danzmann & Cia.
Roberto Danzmann
Aldomar Danzmann
Pedro Alario
Antonio Alario
Carlos M. Böer
Sylvio Pascotto
Guilherme Beskow & Cia.
Willy Tesch
Willy Tesch & Cia.
Gustavo Lindner
Olfírio Amaro
Pedro Carlos Zinn
Roberto Pohlmann
Balduino Pohlmann
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Abaixo-assinado - IM/S/SE/CR-025 - 701 |
O pedido dos moradores foi atendido pelo Vice-intendente Francisco Gama, conforme noticiava o jornal O Commercio de 12 de abril de 1916, ocasião em que publicou o edital de concorrência para a realização das obras de macadamização e construção de sarjetas.
Bem mais tarde, na transição dos anos 1930 para 1940, a Rua Júlio de Castilhos foi uma das primeiras da cidade a ser asfaltada.
MR
Bem mais tarde, na transição dos anos 1930 para 1940, a Rua Júlio de Castilhos foi uma das primeiras da cidade a ser asfaltada.
MR
Parabéns ao Arquivo pela pesquisa, guarda e divulgação da história de Cachoeira do Sul. De longe, ainda, acompanho nossa mágica cidade.
ResponderExcluirComandante Mikilita, ficamos lisonjeadas com suas palavras. O Arquivo Histórico procura cumprir com uma de suas funções, qual seja a de divulgar a história e o rico acervo documental de que é guardião. Abraços.
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