Pular para o conteúdo principal

Barcas e problemas... História antiga!

Não é de hoje que a travessia do Jacuí oferece embaraços... Há muitas histórias, desde tempos muito afastados, envolvendo questões entre as autoridades municipais e os prestadores de serviços de traslado pelo rio e destes com as condições das embarcações ou dos passos a serem transpostos.

Uma destas histórias, de 1865, remete à preocupação das autoridades com a passagem do Imperador Pedro II pelo passo de São Lourenço, quando de sua visita a Cachoeira à época da Guerra do Paraguai. Por várias vezes antes da visita a Câmara Municipal foi instada a tomar providência para melhorar o serviço da barca disponível:

26/7/1865 - CM/OM/Ofícios-Caixa 10

Porto Alegre - Gabinete do Ministro dos Negocios da Guerra
                        em 26 de Julho de 1865

Constando estar arruinada a barca de passagem do Passo de S. Lourenço, sirva-se V.S.ª dár as devidas providencias afim de que se áquelle Passo encontre S. M. o Imperador e sua comitiva as barcas e balsas necessarias para sua passagem

Deos Guarde a V.S.ª
Angelo Moniz da S.ª Ferraz

Ao Sr. Presidente da Camara
Municipal da Cachoeira

Outra história, desta vez ocorrida no inverno de 1888, mais precisamente no dia 28 de agosto, chega até os presentes dias através de uma carta remetida por José Luiz Barrêto, administrador do serviço de barca em São Lourenço, ao presidente da Câmara, Capitão Francisco Gomes Porto, relatando problema ocorrido com uma carreta transportada:

28/8/1888 - CM/S/SE/CR-018

S. Lourenço 28 de Agosto de 1888
                                                                                    
                                                                            Illmº Senr'

Levo ao conhecimento de VS.ª que por ocazião de passar em S. Lourenço u'ma carreta,  no tirar da Barca quebrou o Cabeçalho devido a grande carga e pessima qualidade da madeira já bastante deteriorada, conforme informou pessoa abelitada por quem mandei examinar a qualidade da madeira. Mas o Carreteiro, pois duvida pagar a passagem dizendo que se julgava com direito a exegir q' lhe pagassem o prejuizo. E para que não se formasse duvidas, eu disse ao Carreteiro que ía levar ao conhecimento de V.S.ª; para conforme as suas ordens assim proceder.
Ds. G. a VS.ª

Illm.º Senr' Capm. Francisco Gomes Porto
M. D. Prezidente da Camara Municipal da Cidade da Cachoeira 


Desta feita sobre a barca do Passo do Seringa, em correspondência com data de 29 de outubro de 1888, o médico Affonso Pereira da Silva responde a questionamentos provocados por um jornal existente em Cachoeira, cujo nome era O Clarim, dando conta da perícia e/ou capacidade dos condutores da barca:

29/10/1888 - CM/S/SE/CR-018

Illmo. Snr.

Accuso o recebimento do officio de V.S.ª de 24 deste mez, em o qual manifesta o desejo de ser por mim informado - sobre as irregularidades que se dão no Passo do Seringa, apontadas em o artigo de redacção do - Clarim - de 21 tambem d'este mez. Satisfazendo ao pedido de V.S. - devo declarar que os empregados effectivos da balsa do referido Passo não estão em condicções de bem desempenhar seus encargos, por ser um d'elles - evidentemente - de menor idade, e por isso sem a necessaria robustez exigida para taes serviços, de modo que todo o trabalho recahe sobre o outro empregado. Quanto a este outro, embora me pareça menor, não o posso affirmar. Devo tambem declarar a V.S. que poucas vezes tenho encontrado o encarregado ou arrematante do Passo n'esse ponto e que uma das canôas da balsa está fazendo agua e em não pequena quantidade; quanto ás outras nada posso affirmar por não tel-as examinado. É verdade que, na occazião em que passava o Illmo. Sr. Redactor do - Clarim, a balsa, apezar de ter mais uma pessoa ao leme, não alcançando o porto, foi á margem direita entre os dois portos de desembarque. Eis, pois, o que tenho observado nas poucas vezes que tenho transitado pelo referido Passo e que, satisfazendo ao officio de V.S., levo ao vosso conhecimento.

Deus Guarde a V.S.

Illmo. Sr. Capm. Francisco Gomes Porto
Digmo. Presidte. da Camara Municipal

Cachoeira 29 de Outubro 1888.
                    Dr. Affonso Per. da S.ª

Como provam os documentos que uma sucessão de lideranças cachoeirenses entenderam por bem preservar, prova inequívoca da visão da sua importância histórica, o serviço de barcas sempre apresentou percalços. Vencer tais percalços, mesmo que em pleno século XXI, constitui-se ainda um grande desafio!

MR

Comentários

  1. Lembro ainda nos meus tempos de menina quando a balsa adernou provocando a queda de muitas pessoas no rio. Era um anoitecer e minha irmã Marisa e minha mãe estavam naquele acidente. Por sorte foram atiradas para o lado perto da margem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colégio Estadual Diva Costa Fachin: a primeira escola de área inaugurada no Brasil

No dia 1.º de outubro de 1971, Cachoeira do Sul recebeu autoridades nacionais, estaduais e regionais para inaugurar a primeira escola de área do Rio Grande do Sul e que foi também a primeira do gênero a ter a obra concluída no Brasil. Trata-se do Colégio Estadual Diva Costa Fachin, modelo implantado com recursos do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio - PREMEM, instituído pelo Decreto n.º 63.914, de 26/12/1968.  Colégio Estadual Diva Costa Fachin - Google Earth A maior autoridade educacional presente àquela solenidade foi Jarbas Passarinho, Ministro da Educação, acompanhado por Euclides Triches, governador, e pelos secretários de Educação, Coronel Mauro Costa Rodrigues, de Interior e Justiça, Octávio Germano, das Obras Públicas, Jorge Englert, e da Fazenda, José Hipólito Campos, além de representantes do Senado, de outros ministérios, estados e municípios.  Edições do Jornal do Povo noticiando a inauguração da escola (30/9/1971 e 3/10/1971, p. 1) Recepcionados na Ponte do Fa

Rainha do Carnaval de 1952

O carnaval de 1952 foi marcado por uma promoção da ZYF-4, a Rádio Cachoeira do Sul, e Associação Rural, que movimentou toda a cidade: a escolha da rainha dos festejos de Momo. Vamos conhecer esta história pelas páginas do Jornal do Povo : Absoluto êxito aguarda a sensacional iniciativa da ZYF-4 e Associação Rural - Milton Moreira (PRH-2) e a famosa dupla "Felix" da Televisão Tupi  participarão de atraente "show" Cachoeira do Sul viverá sábado à noite o maior acontecimento social dos últimos anos, com a realização do monumental "Garden-Party" promovido pela Rádio Cachoeira do Sul e Associação Rural nos jardins da ZYF-4. Rainha do Carnaval de 1952 -  Jornal do Povo, 21/2/1952, p. 1 Rádio Cachoeira do Sul - ZYF-4 - Coleção Emília Xavier Gaspary Precedido de quatro grandiosos bailes que se efetuaram nas principais entidades sociais cachoeirenses, o "Garden-Party" vem centralizando as atenções da cidade inteira, pois, assinalará o mais deslumbrante es

Cachoeira do Sul e seu rico patrimônio histórico-cultural

A história de Cachoeira do Sul, rica e longeva, afinal são 202 anos desde a sua emancipação político-administrativa, legou-nos um conjunto de bens que hoje são vistos como patrimônio histórico-cultural. Muito há ainda de testemunhos desta história que merecem a atenção pelo que representam como marcas dos diferentes ciclos históricos. Mas felizmente a comunidade e suas autoridades, desde 1981, pela criação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural - COMPAHC, têm reconhecido e protegido muitas destas marcas históricas. Antes da existência do COMPAHC muitos e significativos bens foram perdidos, pois o município não dispunha de mecanismos nem legislação protetiva, tampouco de levantamento de seu patrimônio histórico-cultural. Assim, o Mercado Público, em 1957, e a Estação Ferroviária, em 1975, foram duas das maiores perdas, sendo estes dois bens seguidamente citados como omissões do poder público e da própria comunidade. Sempre importante lembrar que por ocasião do anúncio da