O que poucas pessoas sabem é que o sonho de dotar Cachoeira do Sul de um museu que resguardasse a sua memória era antigo! Algumas pessoas da comunidade entendiam que um município tão rico em fatos, feitos e personagens merecia um espaço apropriado para preservar e difundir sua história.
Algumas iniciativas foram surgindo ao longo do tempo, principalmente em escolas, mas não prosperavam e a cidade corria riscos de perder documentos e acervos importantes, afinal as famílias desaparecem na passagem do tempo e com elas também muitos itens de suas memórias deixam de ser preservados.
Quatro anos antes da criação do Museu Municipal de Cachoeira do Sul - Patrono Edyr Lima, em documento de 1.º de abril de 1974, o vereador Alberto José Machado fez uma indicação ao plenário da Câmara para que propusesse ao prefeito que fosse estudada a possibilidade de criar um museu, dando como sugestão o aproveitamento do prédio da antiga Estação Ferroviária. Quem sabe não teria sido a redenção daquele bem de valor inestimável que muitos até hoje lamentam o desaparecimento? Um ano depois a velha estação iria ao chão, sepultando história e histórias...
![]() |
Coleção Claiton Nazar |
![]() |
Coleção Marô Silva |
![]() |
Fundo Prefeitura Municipal - sem indexação |
A argumentação do vereador foi a seguinte:
CONSIDERANDO que Cachoeira do Sul, não possui, ainda, um Museu Municipal;
CONSIDERANDO que a criação e instalação de um órgão desta natureza traria grandes benefícios para a nossa Comunidade;
CONSIDERANDO que, desta forma, o Poder Público estaria propiciando o estudo dos nossos valores históricos, contribuindo, assim, para o aprimoramento cultural do povo;
CONSIDERANDO que o prédio da Rede Ferroviária Federal - antiga Gare da Viação Férrea - não está mais sendo ocupada;
CONSIDERANDO que o mesmo, pela sua localização e estilo de construção, uma vez devidamente adaptado, serviria para o aludido fim, apresenta à consideração do Plenário a seguinte
INDICAÇÃO 00009
Que a Casa dirija-se ao Sr. Prefeito Municipal encarecendo-lhe estudar a possibilidade de instalar, naquele local, o Museu Municipal.
SALA DAS SESSÕES, 1.º DE ABRIL DE 1974
Alberto José Machado
Vereador
Em 15 de dezembro de 1978, quando o Museu Municipal de Cachoeira do Sul foi finalmente criado, na administração do Dr. Julio Cezar Caspani e sob a atenção da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marisa Timm Sari, e direção de Lya Wilhelm, a estação já tinha ido ao chão.
![]() |
Estação em fase de demolição - Coleção Marô Silva |
O vereador Alberto José Machado, em sua visão prospectiva, foi certeiro quando afirmou que a criação e instalação de um órgão desta natureza traria grandes benefícios para a nossa Comunidade. Não só trouxe, como resguardou do desaparecimento milhares e milhares de itens que ajudam a contar a trajetória do quinto município mais antigo do Rio Grande do Sul. E já faz isto há 40 anos!
A lamentar apenas é o destino infeliz que a Estação Ferroviária teve... A sua demolição levou para sempre uma página memorável da nossa história!
MR
Comentários
Postar um comentário