5 de agosto de 2019. Cachoeira atingiu a marca de 199 anos de instalação como município, celebrando com todos os cachoeirenses o seu aniversário. Num 5 de agosto do ano de 1987 também nasceu o Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul "Carlos Salzano Vieira da Cunha", instituição que guarda, preserva e disponibiliza os documentos que dão materialidade a uma das histórias mais ricas do nosso estado.
Para rememorar, em 5 de agosto de 1820, o Ouvidor Geral, Corregedor e Provedor da Comarca de São Pedro e Santa Catarina, Joaquim Bernardino de Sena Ribeiro da Costa, realizou a solenidade de instalação do município, constando do rito português o erguimento do pelourinho, a eleição dos três primeiros vereadores e o preenchimento dos outros cargos indispensáveis para o funcionamento da nova vila. Naquele dia, os cidadãos da ainda pequena povoação devem ter-se reunido no local em que provavelmente hoje se ergue a Praça José Bonifácio para assistir ao nascimento do quinto município do Rio Grande do Sul de então: a Vila Nova de São João da Cachoeira. As assinaturas daqueles que o podiam fazer constam do Livro 1.º da Câmara, um dos mais preciosos documentos da nossa história.
![]() |
CM/OF/TA-008 - capa |
![]() |
Registro da instalação do município e assinaturas dos presentes - CM/OF/TA-008 |
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNas assinaturas descobri dois antepassados! Tristão da Cunha e Souza e Joaquim Rodrigues Florence! É um momento alegre quando tenho a oportunidade de me deparar com essas informações! Obrigada pelo importante trabalho do arquivo histórico!
ResponderExcluir