O brasão representativo do Município de Cachoeira do Sul porta em seu escudo, na meia parte superior esquerda, em fundo azul, a silhueta de parte do frontão da Igreja Matriz, hoje Catedral, numa referência mais do que oportuna ao que este templo representa na história local.
Matriz eclesiástica de Cachoeira do Sul e testemunha da história da cidade, a Igreja Matriz chega aos 220 anos com o devido reconhecimento de sua importância. Inaugurada em 30 de setembro de 1799, desde então vem acompanhando todos os momentos históricos, fazendo parte deles em diferentes situações. Pela sua relevância, em 20 de janeiro de 1969, a Lei Municipal n.º 1379 considerou-a como monumento histórico. A lei, publicada no Jornal do Povo do dia 23 de janeiro de 1969, tem o seguinte teor:
![]() |
Jornal do Povo, 23/1/1969, p. 3 |
Pela lei, foi considerada como "Monumento Histórico do Município de Cachoeira do Sul, a fachada da bicentenária IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, em virtude de ter sido escolhida para aparecer no brasão desta cidade e para que seja conservada à posteridade como símbolo de antiguidade e de fé".
O brasão havia sido concebido por meio de concurso, saindo vencedor o projeto do Tenente Geraldo da Silva Chaves, estudioso de heráldica. Sua aprovação se deu pela Lei Municipal n.º 809, de 10 de dezembro de 1959, ou seja, dez anos antes de se tornar monumento histórico do município.
Em 1985, igualmente pela importância histórica e arquitetônica, a Igreja Matriz foi tombada como patrimônio histórico-cultural de Cachoeira do Sul pelo COMPAHC - Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural. Em 1991, foi criada a Diocese de Cachoeira do Sul, desmembrando-se da Diocese de Santa Maria, passando a Igreja Matriz à denominação de Catedral Nossa Senhora da Conceição que chega agora aos 220 anos de existência.
![]() |
Catedral Nossa Senhora da Conceição - Monumento Histórico de Cachoeira do Sul - Foto Renato F. Thomsen |
MR
Moro a dois passos do paraíso...Zé Esber.
ResponderExcluirVerdade, Zé! Abraço e obrigada por seguir o blog.
Excluir