Pular para o conteúdo principal

Auxiliares de Comércio 1940

Vez ou outra doações de documentos despertam curiosidades que levam a interessantes achados. Na semana que corre, duas páginas que integravam um álbum de formatura foram doadas ao Arquivo Histórico, e despertaram a atenção quando passaram por análise:

Capa do álbum de diplomandas de 1940

Uma das páginas corresponde à capa do álbum de diplomandas de 1940 do curso de Auxiliares de Comércio do Instituto de Ensino Comercial "Roque Gonzalez", de Cachoeira. Abaixo, a fotografia do prédio do Colégio Imaculada Conceição. Como assim? A formatura era do Roque e a foto do Imaculada???

Um dos recursos para desvendar situações como esta é recorrer ao histórico das instituições para verificar se há informação a respeito ou buscar na imprensa da época notícia correspondente. Como o Arquivo Histórico dispõe de acervo de jornais, buscou-se os exemplares do Jornal do Povo e do O Comércio do ano de 1940. Desvendado o mistério.

No O Comércio, consta o seguinte, edição do dia 18 de dezembro de 1940:

Instituto Roque Gonçalves - Formatura das diplomandas de 1940
Depois de uma missa em acção de graças, celebrada na Igreja de Santo Antonio, terça-feira, 10 do andante, realizou-se, ás 9 horas da manhã, no Salão Nobre do Collegio Immaculada Conceição, localisado no pitoresco Bairro Fialho, a cerimonia e festividades correspondentes á collação de gráu das novas Auxiliares de Commercio do Instituto Roque Gonçalves, das quaes foram: paranimpho, o revmo. Sr. Bispo, D. Antonio Reis, da Diocese de Santa Maria, e homenageados os srs.: revmo. padre, dr. Leonardo do Soccorro Eckl, C. SS. R.; Pedro Affonso Gregory, Inspector do ensino do Gymnasio Roque Gonçalves, e Julio Castagnino.

O trecho acima desvendou o porquê da foto do Colégio Imaculada Conceição em capa de álbum do então Instituto Roque Gonçalves, hoje Colégio Marista Roque. E também identificou a foto que consta no verso da capa:

O paraninfo da turma, Bispo D. Antonio Reis, e os homenageados
Julio Castagnino, Pe. Leonardo Eckl e Pedro A. Gregory

Na outra folha, aparecem as formandas deste que foi o primeiro curso do então Instituto Roque Gonçalves a receber alunas, uma vez que a escola, instalada em Cachoeira no ano de 1929, foi inicialmente destinada só a alunos. A primeira aluna registrada foi Clotilde Martinez, formada guarda-livros pelo Instituto no ano de 1935 em uma turma de nove formandos.



As oito formandas daquele ano de 1940 e, no detalhe, Iris Dicklhuber, a quem pertencia o álbum
Mais uma vez a notícia do O Comércio foi fundamental para chegar-se aos nomes das moças que se formaram naquele ano: 

(...) Encerrando o acto da formatura das que vão prestar o seu decidido e valioso concurso na vida commercial, D. Antonio Reis usou da palavra, tecendo bellas considerações e dizendo da sua congratulação em ver realizado o esforço da dedicada turma, a qual se achava integrada das seguintes senhoritas:
Clara Rodrigues, Clecy Maria Magalhães Pires, Helena Rocha de Teixeira, Iris Dicklhuber, Maria Amelia Carvalho, Noemy Silveira, Patricia E. Guardiola e Ruth Boer. 

O desafio agora é identificar sete das oito formandas, ou seja, saber qual daqueles rostos corresponde aos nomes referidos pela notícia. A única exceção é Iris Dicklhuber, que aparece, ao centro, no primeiro plano da fotografia, dona do álbum original, cujas páginas avulsas chegaram ao Arquivo por doação de seu filho, Dr. Carlos Eduardo Dicklhuber Florence.

Formanda Iris Dicklhuber

Esta é uma das tantas missões das instituições que trabalham com memória: buscar fragmentos, encontrar pistas que levem ao desvendamento de uma página da história que chegou aos nossos dias fragmentada. E que missão compensadora quando o resultado é atingido!

Aguarda-se, agora, que algum atento leitor do blog ajude nossa equipe a nominar com precisão cada um dos rostos da bela fotografia de formandas.

A postagem já recebeu a primeira colaboração para identificação das formandas. 
Rosecler Pozzer Kühleis identificou Noemy Silveira, sua sogra. É a segunda em pé, da esquerda para a direita.
A segunda colaboração vem de Miriam Leipnitz e Mayra Strohschoen, que identificaram Ruth Böer como a terceira em pé, da esquerda para a direita, localizada às costas de Íris Dicklhuber.
A terceira colaboração vem de Terezinha Nogueira Lopes, afilhada de Patricia Eugênia Guardiola, que a identificou como a primeira em pé, da esquerda para a direita.
A quarta colaboração veio dos Açores, através de Lussana Fagundes, que identificou a terceira moça sentada, à direita, que era sua bisavó: Maria Amélia Bassedoni Carvalho.

As formandas já identificadas

MR

Comentários

  1. A identificação da foto da minha mãe (Patrícia Eugênia Guardiola Meinhardt) está equivocada. Ela é a segunda da direita para a esquerda, na segunda fila. Está do lado esquerdo da outra formanda identificada como Ruth Böer. Acredito que ainda tenha alguma foto digitalizada daquela época. Encontrando, tratarei de compartilhar. meinhardt_jgbr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp