Pular para o conteúdo principal

Cachoeira no 1.º Centenário

A Cachoeira de 1920, ano da comemoração do primeiro centenário da instalação do município, ainda se chamava só Cachoeira e tinha como intendente o Dr. Aníbal Lopes Loureiro, nomeado provisoriamente para exercer o cargo a partir de 9 de janeiro de 1920. A administração Aníbal Loureiro, que era provisória em razão da renúncia por problemas de saúde do intendente eleito, o Capitão Francisco Fontoura Nogueira da Gama, tornou-se de fato quando em 5 de setembro daquele ano Loureiro foi eleito com 1.169 votos. Pela eleição, ficava o município sob sua administração no quatriênio 1920-1924.

Dr. Aníbal Loureiro - fototeca Museu Municipal

Foi, portanto, o intendente Aníbal Lopes Loureiro a grande liderança dos festejos do primeiro centenário de Cachoeira, comemorado em 5 de agosto de 1920.

Placa do 1.º Centenário - Catedral N. Sra. da Conceição - foto Mirian Ritzel

Segundo o Relatório de Estatística apresentado ao intendente Aníbal Loureiro, em 31 de outubro de 1920, pelo chefe da Seção de Estatística da Intendência, Emiliano Antonio Carpes, o município contava com uma população de 51.240 almas. O contingente de homens era de 25.791 e o de mulheres 25.449, ou seja, respectivamente 50,33% masculino e 49,67% feminino. 

Relatório apresentado a Aníbal Loureiro - IM/EA/SE/R-001
Relatório apresentado a Aníbal Loureiro - IM/EA/SE/R-001

Em comparação com a atualidade, segundo dados do IBGE de 2019, Cachoeira do Sul apresenta uma população de 82.201 habitantes, apresentando densidade demográfica de 22,44 habitantes por quilômetro quadrado. Em 1920, a densidade média no município era de 8,6 habitantes por quilômetro quadrado. Há de se considerar o fato de que em 1920 a área territorial era bem maior, 5.918 quilômetros quadrados, pois ainda constavam distritos que depois se emanciparam. Atualmente a área total do município é de 3.736 quilômetros quadrados.

Município de Cachoeira em 1920
- Relatório apresentado a Aníbal Loureiro

Assim como em 2020 há situação de pandemia pelo novo coronavírus, em 1920 o município apresentava um mau estado sanitário em razão da pandemia da gripe espanhola, sendo 33,2 a média de mortes por 1.000 habitantes.

Na economia, a força vinha da lavoura de arroz, cuja comercialização atingiu a cifra de seis mil, duzentos e vinte e seis contos e quatrocentos e cinquenta e cinco réis no ano de 1919. O arroz era a principal cultura do município, representando quase 50% do valor da produção geral de todos os vegetais. 

A pecuária havia sofrido muito com a aftosa em 1919, com enormes perdas nos rebanhos do município. Mesmo assim, graças ao aperfeiçoamento da raça bovina pelo concurso do Dr. Balthazar de Bem, um dos maiores criadores, Cachoeira despontava pelo excelente plantel de gados finos. A quantidade de animais girava em torno de 250.000 vacuns, 38.500 cavalares, 4.000 muares, 50.000 lanígeros, 36.000 suínos e 1.300 caprinos.

O comércio, apesar de intenso, havia apresentado decréscimo, assim como a indústria, em razão da paralisação da Charqueada do Paredão, então a maior exportadora do município.

Eram quatro os estabelecimentos de crédito da cidade: Banco Nacional do Comércio, Banco Pelotense, Banco da Província do Rio Grande do Sul e Banco do Brasil.

Banco da Província - inaugurado em 1911

Nos transportes, amplo funcionamento do porto, servido por vapores, rebocadores e gasolinas que somaram 193 entradas e saídas. O trem atravessava uma malha de 68 quilômetros e 610 metros dentro do município, compreendendo as estações de Cachoeira, Ferreira, Jacuí, Estiva e Restinga Seca. Segundo o relatório de estatística da Intendência, 16.424 passageiros utilizaram os trens até o ano de 1918. 

Porto - fototeca Museu Municipal

Estação Ferroviária - fototeca Museu Municipal

Este era o panorama, em linhas gerais, da Cachoeira que comemorou o seu primeiro centenário de instalação como município. A Cachoeira do Sul de 2020 ainda guarda bens do patrimônio daquela época e chega ao bicentenário olhando para o futuro e para as novas perspectivas que a impulsionarão para chegar ao tricentenário alicerçada em sua rica história.

Parabéns, bicentenária Cachoeira do Sul!

Parabéns, Arquivo Histórico, pelos 33 anos a serviço da preservação da documentação político-administrativa do quinto município mais antigo do Rio Grande do Sul!

Assista ao vídeo Cachoeira do Sul 200 anos #belaquesóela, realizado pelo fotógrafo e publicitário Renato F. Thomsen, em que gentilmente cita o auxílio do Arquivo Histórico: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp