A partir de 1906, com o grande incremento que as lavouras de arroz tiveram a partir do uso da irrigação artificial, os produtores começaram a empregar outros equipamentos, conscientes do quanto a técnica aperfeiçoava a produção.
Uma interessante matéria publicada no jornal Rio Grande em 19 de outubro de 1911, além de revelar o momento de progresso pelo qual a cidade passava, oferece a excepcional possibilidade de datar foto existente no acervo do Museu Municipal. Vamos à matéria:
Locomoveis - Devido ao grande desenvolvimento da lavoura em nosso prospero municipio, a venda de machinas e utensilios agrarios tem augmentado consideravelmente.
Ha poucos dias desembarcaram na estação ferro-viario [sic] 3 possantes locomoveis da afamada fabrica "Lanz" comprados da casa Bromberg por intermedio da casa Josè Müller & Cia. desta cidade.
O primeiro desembarcado tem a força de 21 cavallos e foi adquirido pelos srs. Xavier & Moura; e o segundo de força de 42 cavallos foi adquirido pela empreza dos srs. Laureiro [sic] & Cia.
Ultimamente desembarcou mais outro de força de 45 cavallos destinado á empreza dos srs. Gama & Silva, no 2.º districto. Este possante locomovel, vae fazer o transporte pelo rio Jacuhy, no passo do "Syringa" na barca de caverna do porto desta cidade, gentilmente cedida para este fim.
Sò este anno já foram vendidos pela casa Bromberg & Cia. por intermedio de viajantes e da casa Josè Müller & Cia., desta cidade, 45 locomoveis, destinados á lavoura de arroz, entre as forças de 5 a 45 cavallos, representando o capital nada menos de 500 contos de reis.
Existem, actualmente nos trapiches da casa Bromberg & Cia. em Porto Alegre, cerca de 30 locomoveis a despachar, os quaes, em sua maior parte, são destinados ao nosso municipio.
Como vêm os leitores o desenvolvimento da cultura do arroz augmenta dia a dia, tornando rico e prospero o nosso municipio, onde se casam o espirito emprehendedor do homem, com importantes capitaes.
A foto abaixo registra a chegada de equipamentos na Estação Ferroviária de Cachoeira. Sem data, pode muito bem ter sido feita no descarregamento descrito na matéria jornalística do jornal Rio Grande.
![]() |
Descarregamento de máquinas na Estação Ferroviária - Museu Municipal |
A possibilidade de associação de matérias jornalísticas com imagens não identificadas é uma verdadeira compensação do trabalho de pesquisa, o que se credita à existência e manutenção de instituições de memória, como é o caso do Arquivo Histórico e do Museu Municipal. Se o jornal Rio Grande concede uma informação detalhada e quantificada dos negócios envolvendo as lavouras de arroz no ano de 1911, a foto confirma visualmente cena que parece ter sido bem frequente naqueles primeiros e prósperos tempos dos anos de 1900.
MR
Comentários
Postar um comentário