Pular para o conteúdo principal

1971 - GNT campeão da Taça Brasil de Bochas

 Há cinquenta anos Cachoeira do Sul celebrava com passeata e carnaval a agremiação do Grêmio Náutico Tamandaré que conquistou a Taça Brasil de Bochas. 

Por onde se praticava bocha no Brasil, conforme noticiou o Jornal do Povo de 25 de março de 1971, tôdas as atenções principais estão voltadas, a partir de hoje, até domingo, para Cachoeira do Sul, transformada pela maior hierarquia bochófila do Grêmio Náutico Tamandaré, em Capital Nacional da Bocha. Perdoem-nos pelo título que estamos dando a já Capital Brasileira do Arroz, mas, a satisfação de dar acolhida aos Estados de Minas Gerais, Guanabara, Rio e São Paulo, aos altos dirigentes da Federação Gaúcha de Bocha, representantes expressivos da CBD, em seu setor bochófilo, até nos fazem deixar um pouco de lado a modéstia. Recebê-los em Cachoeira do Sul é uma satisfação enorme.

JP, 25/3/1971, p. 4


O Jornal do Povo, em seu entusiasmo, não exagerou em dar o título de Capital Nacional da Bocha à cidade, pois de fato o certame fez de Cachoeira do Sul o centro das atenções dos praticantes desse esporte em todo o país e, mais do que isso, antecipou a consagração dos atletas cachoeirenses.

A sede social do Grêmio Náutico Tamandaré recebeu as delegações para apresentação oficial, oferecendo-lhes um coquetel, seguido do congresso de abertura da Taça Brasil de Bocha. 

Os paulistas foram os primeiros a chegarem a Cachoeira e os últimos a partirem, pois foi contra eles que os cachoeirenses disputaram a final na sede náutica do Grêmio Náutico Tamandaré. As disputas começaram às 9h da manhã, sendo abertas pelo prefeito municipal Dr. Honorato de Souza Santos e padre Ernesto Botton que giraram as primeiras bochas nas quadras um e dois. 

Depois das disputas entre os representantes dos estados, no domingo de manhã lutavam pela taça os cachoeirenses e os paulistas. Assim descreveu o momento o Jornal do Povo de 28 de março de 1971:

A festa da conquista da Taça Brasil de Bochas pelo Grêmio Náutico Tamandaré inciou pela parte da manhã de domingo, quando os gaúchos venciam a primeira ante os paulistas. O espoucar de foguetes anunciava a conquista antecipada da promoção. A alegria foi geral. Ciganinho (que havia vencido a Simples contra São Paulo) recebia emocionado os abraços de seus colegas. Cachoeira do Sul conquistava pela primeira vez um título de caráter nacional através do Grêmio Náutico Tamandaré, atualmente, no setor de clubes, a melhor bocha do Brasil.

Mas não haveria "graça" vencer a competição com S. Paulo empatado. O Náutico já era campeão pelo saldo de pontos. Para ter mais sabor era imprescindível vencer a Dupla e Trio dos paulistas. Quando isto aconteceu, então Cachoeira do Sul estava unida ao Tamandaré. A Escola de Samba Almirante Tamandaré postou-se na parte fronteira ao clube, com tôda a sua batucada. Carros sairam fazendo de nossas ruas a sua passarela da vitória. A frente - em carro aberto - os troféus conquistados e lá, bem atrás, também em carro aberto, os dez atletas alvi-negros, campeões da II Taça Brasil de Bocha.

Foi a festa do "esporte que faz amigos" tomando conta de Cachoeira do Sul.

JP, 30-3-1971, p. 1


Os dez atletas que conquistaram o título inédito foram ovacionados pelos cachoeirenses e recebem, 50 anos depois, a homenagem e o reconhecimento ao seu feito. Foram eles: Irineu Anversa, Pedro Ildor Lovato, Hélio dos Passos Silveira (o "Ciganinho"), Otávio Guerino Bonini, Ary Ferreira Orives, Osmar Fogliatto, José Maria Cerentini, Laurindo Dumke, Lino José Anversa e Arlindo Paz Elesbão.

MR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp