No ano do centenário de inauguração da primeira hidráulica de Cachoeira, o Arquivo Histórico vem levantando o processo de execução dessa importantíssima obra. Até 20 de setembro de 2021, quando o centenário se fechará, o blog postará mensalmente uma notícia ou documento relativo aos trabalhos do seu erguimento.
Evento realizado em 20/9/2011 - 90 anos da Hidráulica Municipal - foto Mirian Ritzel |
Em sua edição de 30 de março de 1921, o jornal O Commercio, à primeira página, trouxe a seguinte notícia:
Hydraulica Municipal. - Vão adeantados os trabalhos da hydraulica municipal, que estão sendo executados sob a direcção do dr. João Protasio Pereira da Costa, chefe da Secção de Obras Publicas Municipaes.
Estão assentes já os canos de quasi toda a rua Sete de Setembro e parte das ruas 7 de Abril, Firminiano, Moron, 15 de Novembro e Luiza.
O dr. Annibal Loureiro acaba de solicitar da Secretaria de Obras Publicas a autorisação necessaria para dar andamento a mais uma parte da rêde, a que corresponde á rua Saldanha Marinho, que de conformidade com o projecto em execução, organisado pelo referido engenheiro, é o 2.º canno geral distribuidor de toda a rêde.
Já chegou em Porto Alegre a bomba encommendada para Buenos Ayres, por intermedio da casa Bromberg & Cia.
![]() |
O Commercio, 30/3/1921, p. 1 |
As ruas citadas em que os canos foram dispostos representam parte da área de cobertura da primeira hidráulica, que abrangia a partir das suas instalações, na antiga Travessa da Luiza, hoje Rua Tuiuti, as ruas Sete de Setembro, Ferminiano (atual Gabriel Leon), 15 de Novembro, Sete de Abril (atual Milan Kras) e Moron. Como diz a notícia d' Commercio, na Rua Saldanha Marinho seria inserido o "2.º canno geral distribuidor", constituindo-se ela a segunda parte da projetada distribuição de água. Por certo o serviço contemplou a Rua Saldanha Marinho com a construção da segunda hidráulica em 1925.
![]() |
Rua Saldanha Marinho - década de 1920 - Coleção Claiton Nazar |
MR
Comentários
Postar um comentário