Pular para o conteúdo principal

Bar América - plantas no acervo do Arquivo Histórico

A notícia de obras de recuperação e melhoria do Bar América para nele ser instalada a futura Secretaria Municipal da Cultura faz renascer a esperança de ver aquela parte nobre da Praça José Bonifácio revitalizada e, ao mesmo tempo, viabilizar espaço e melhores condições à valiosíssima área cultural do município. 

A história do Bar América remonta ao ano de 1943, quando a imprensa noticiou que a Prefeitura Municipal pretendia construir um quiosque-bar na Praça José Bonifácio. Assim noticiou o jornal O Comércio, de 17 de março daquele ano:

A Praça José Bonifácio será dotada de um quiosque-bar
Faz parte do programa de reforma da cidade, desde o calçamento das principais ruas, a construção de um quiosque-bar na Praça José Bonifácio.
De tempos em tempos, o nosso Governo Municipal faz publicar editais de concurrencia publica para a construção e exploração de um bar naquele local, mas estes não apareciam.
Agora, foi posta em fóco novamente a questão e apresentou-se um único candidato, que enquadrando sua proposta dentro das condições estabelecidas pelo referido edital, foi declarado vencedor da concurrencia.
O concurrente vencedor, é o sr. Alberto Trommer, conhecedor a fundo do ramo, pois até bem pouco tempo, manteve o Café e Restaurante Comercial, que por contráto de compra e venda, passou-os à firma Armando Sperb, de Porto Alegre.
O respectivo contráto, já foi firmado com a Prefeitura Municipal, e muito breve serão atacadas as obras de construção do quiosque, cujo projéto foi elaborado pela Secretaria das Obras Públicas de Porto Alegre.

A inauguração do Bar América aconteceu no dia 2 de outubro de 1943:

"Bar América"
Teve lugar sábado penultimo, a solenidade de inauguração do "Bar América", construído na Praça José Bonifácio, pelo sr. Alberto Trommer, de acôrdo com a orientação da Prefeitura Municipal.
Construído dentro dos moldes da arquitetura moderna, o "quiosque" da Praça José Bonifácio, apresenta um belo aspéto, vindo completar assim o plano geral de modernização da cidade já traçado por ocasião do seu calçamento.
Compareceram ao áto inaugural, representações das autoridades civis e diversas outras pessoas especialmente convidadas, tendo o proprietário obsequiado os presentes com frios, doces e bebidas. 
(O Comércio, 13/10/1943).

Bar América logo após a inauguração - Museu Municipal


O Jornal do Povo também noticiou a inauguração em sua edição de 3 de outubro de 1943:

Inauguração de um bar
Inaugurou-se ontem às 17 horas nesta cidade, o Bar América, de propriedade do sr. Alberto Tromer [sic].
O novo bar que se acha situado na praça José Bonifácio, está organizado com todo o modernismo, numa bela construção, própria para o fim a que se destina.
Ao ato inaugural compareceram diversas pessoas e convidados do proprietário, sendo todos obsequiados com frios e bebidas.

Há no acervo do Arquivo Histórico uma coleção de projetos de autoria de Joaquim Vidal, dentre os quais consta um de ampliação do quiosque-bar:

Provável projeto original apresentado por Joaquim Vidal - fevereiro de 1943



Projeto do aumento do quiosque - autor Joaquim Vidal
                                                                                                                                                                                                                                        
Na parceria estabelecida entre o Arquivo Histórico e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Campus Cachoeira do Sul para organização do acervo de plantas arquitetônicas e projetos do Arquivo Histórico por meio do Projeto n.º 042921 - Evolução Histórica da Configuração Urbana de Cachoeira do Sul - Organização do Acervo do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul: principais documentos de ordem urbana e arquitetônica, consta o seguinte sobre o projeto de aumento elaborado por Joaquim Vidal:

Quiosque (Bar América), 1943, de Joaquim Vidal
Junto à Praça José Bonifácio, quiosque de planta octogonal desenhado para comportar um programa de necessidades voltado a um bar, contando com varanda, salão, cozinha, copa e depósito. Posteriormente, Joaquim Vidal elaborou projeto de ampliação, anexando um 2.º pavimento com terraço para uso ao ar livre.

O aumento planejado por Joaquim Vidal não foi executado, mas as plantas estão devidamente resguardadas, cumprindo o Arquivo Histórico o seu importante papel de preservar documentos que, muito mais do que conservar a memória, servirão para atender a diversos públicos em diferentes propósitos.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp