A notícia veiculada na imprensa de que em breve as Casas Pernambucanas voltarão a abrir as portas em Cachoeira do Sul despertou a curiosidade e o interesse de buscar informações sobre a instalação da primeira filial dessa popular casa comercial na cidade. Vem do Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico a resposta.
![]() |
O Commercio, 24/6/1931, p. 1 |
Folheando as páginas dos jornais O Commercio e Jornal do Povo da década de 1930 e partindo da notícia da inauguração da segunda loja das Casas Pernambucanas em Cachoeira, ocorrida em setembro de 1936, uma rápida volta no tempo levou ao dia 8 de julho de 1931:
![]() |
O Commercio, 8/7/1931, p. 1 |
Casas Pernambucanas. - Com a presença de exmas. sras., senhoritas e cavalheiros, representantes das autoridades do municipio e da imprensa local, foi inaugurada, ás 10 horas da manhã de quarta-feira ultima, no predio da rua Julio de Castilhos n.º 159, a Filial das Casas Pernambucanas, cuja gerencia está a cargo do sr. José Aquino, muito conhecido e relacionado nesta cidade, em cujo commercio trabalha ha muitos annos.
O acto teve caracter festivo, fazendo-se ouvir uma banda musical á frente do estabelecimento, que é de propriedade da firma Lundgren, Irmãos Limitada, e sendo servido doces, sandwichs, vinho, cerveja e outras bebidas á assistencia, que enchia o vasto salão.
As fazendas expostas estão todas com os preços marcados na respectiva peça, em algarismos grandes, e bem assim as que estão acommodadas nas armações.
O acto inaugural prolongou-se durante uma hora, conservando-se a casa sempre repleta de povo.
A' tarde do mesmo dia e durante os dias subsequentes a nova casa teve grande movimento commercial.
A notícia acima, extraída do O Commercio, remete à quarta-feira anterior, ou seja, 1.º de julho de 1931.
O sucesso da loja foi tanto em Cachoeira que em 1936 ocorreu a abertura de uma nova filial, dessa vez na Rua Sete de Setembro. Dias antes, em 27 de agosto, o Jornal do Povo deu a seguinte notícia:
Uma sub-filial, nesta cidade, das Casas Pernambucanas. Está nesta cidade o sr. Norberto Fatio, superintendente, nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, das Casas Pernambucanas.
O sr. Fatio deu-nos ante-ontem, o prazer de sua visita, acompanhado pelo sr. João Corrêa, gerente da filial das Casas Pernambucanas, e do sr. Lidonio Vinhas, que será gerente da sub-filial desse importante estabelecimento.
![]() |
Jornal do Povo, 27/8/1936, p. 3 |
![]() |
Rua Sete em dia de desfile do Dia do Gaúcho. Ao fundo, na esquina, a segunda filial das Casas Pernambucanas, com a marca "Olho" na fachada. - Acervo Dr. Eurico N. Wilhelm |
Coincidentemente, as Casas Pernambucanas, fundadas em 1908 por um sueco de nome Herman Theodor Lundgren, em Recife, Pernambuco, reabrem suas portas em Cachoeira do Sul exatos 90 anos depois de sua primeira e vitoriosa investida no comércio local.
MR
Comentários
Postar um comentário