No final do século XIX, o esgotamento do Cemitério das Irmandades, denúncias de seu mau estado e o fato de nele serem sepultados apenas fiéis católicos, fez despertar nas autoridades a intenção de dotarem a cidade de outro local para os sepultamentos. Escolhido o Alto dos Loretos para tal, foi o Cemitério Municipal inaugurado em 20 de agosto de 1891.
![]() |
Pórtico do Cemitério Municipal - COMPAHC |
Há no acervo do Arquivo Histórico vários livros de registros de sepultamentos no Cemitério Municipal, bem como documentos avulsos. O primeiro livro é um encadernado de atestados de óbitos relativos ao ano de 1902. Nos documentos avulsos, o primeiro atestado foi emitido para o falecido João Albuquerque em 27 de setembro de 1892.
Os livros trazem colunas em que devem constar as seguintes informações sobre a pessoa falecida: data do óbito, nome, idade, estado civil, número da sepultura, número do quadro, número da portaria, naturalidade, filiação, cor, causa mortis, importância paga e informações. Na maior parte dos registros, infelizmente, nem todas as colunas são preenchidas, o que mesmo assim os torna excelentes fontes de pesquisa sobre a população.
Em 6 de novembro de 1921, faleceu um cidadão de relevância na comunidade cachoeirense, com excelentes serviços prestados como médico, o Dr. Augusto Priebe, inclusive na concessão de atestados de óbitos, especialmente para pessoas ligadas à Viação Férrea, para a qual prestava seus serviços. Seu sepultamento foi realizado no dia seguinte, 7 de novembro, e aparece assim nas páginas 43v e 44 do livro IM/SE/RO-003:
![]() |
O nome do Dr. Augusto Priebe foi, em algum momento, marcado por um X - folha 43v |
![]() |
Livro de registro de sepultamentos - IM/SE/RO-003, fl. 44 |
![]() |
Dr. Augusto Priebe - acervo familiar - Lia Trevisan |
O médico faleceu aos 54 anos e era filho de Carlos Frederico Priebe, segundo dados preenchidos no livro. Seu túmulo, de número 16, localizava-se no 2.º Quadro, ou seja, entrando pelo corredor principal, na primeira esquina dobrando à esquerda, conforme a ilustração feita em data não determinada e que está inserida no livro pertencente ao acervo da Prefeitura Municipal, cujo título é Registro dos Mortos Sepultados no Cemitério Municipal de Cachoeira - ano: 1946 a 1965:
![]() |
Túmulo 16 - 2.º Quadro |
Estavam sepultados no mesmo quadro figuras da história cachoeirense, como David Soares de Barcellos, o administrador mais longevo dos negócios municipais, tendo sido intendente por três vezes; João Anchieta da Fontoura, avô paterno de João Neves da Fontoura; o industrialista Ernesto Pertille e o comerciante Augusto Wilhelm.
Na edição do jornal O Commercio, de 9 de novembro de 1921, foi publicado um agradecimento da viúva Paula Priebe e filhos ao médico Dr. Silvio Scopel pelo desvelo no longo tratamento do Dr. Augusto Priebe, bem como a Nicolau Roos e família pelo apoio durante a enfermidade e após o falecimento.
![]() |
O Commercio, 9/11/1921, p. 3 |
Esta postagem tem o propósito de, em novembro, quando transcorre o Dia de Finados, a 2, registrar os 130 anos de funcionamento do Cemitério Municipal, campo santo que reúne muitas histórias e uma riqueza imensurável de registros, arte cemiterial e arquitetura relacionada à inquietação diante da morte.
MR
Comentários
Postar um comentário