Eleição anulada em 1904!
Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Estado dos Negocios do Interior e Exterior
Porto Alegre, 16 de setembro de 1904.
Aos Srs. Presidente e membros do conselho municipal da Cachoeira:
Communico-vos, para os devidos effeitos, que o Sr. Presidente do Estado lançou, a 12 do corrente mez, o seguinte despacho no recurso que lhe apresentaram os cidadãos Antonio Antunes de Araujo e Virgilio Carvalho de Abreu contra a apuração que esse conselho fez da eleição de intendente e conselheiros ahi effectuada a 20 de agosto findo: "Tendo a junta apuradora decretado a nullidade das 8.ª e 16.ª secções, pelo facto de conter a acta d'aquella duas assignaturas escriptas com tinta differente e ter sido a acta d'esta firmada por pessoa extranha e somente competente para a sua transcripção no livro respectivo; e, considerando nullas as elleições das 2.ª, 17.ª e 18.ª secções, em que deixou de ser observado o voto a descoberto; a da 12.ª, por terem sido interrompidos os seus trabalhos, contra expressa disposição do artigo 74 da lei eleitoral do Estado; a da 14.ª secção, por não estar devidamente concertada a acta, que não foi transcripta no respectivo livro; a da 15.ª, por não ter a eleição se effectuado no edificio préviamente designado, deixando de se observar o disposto nos §§ 3.º e 4.º do artigo 51; feita a exclusão dos votos recebidos n'essas secções, chega-se á conclusão de que o resultado final da votação soffre completa alteração, ficando em minoria o candidato mais votado para intendente. Nos termos, pois, do numero 5 do artigo 96 da lei de 12 de janeiro de 1877, declaro nulla a eleição de intendente e conselheiros municipaes, effectuada a 20 de agosto proximo findo, e determino que se proceda a nova eleição, com observancia das formalidades legaes."
Saude e fraternidade.
(ass.) Dr. João Abbot
![]() |
IM/CM/SE/CR-Caixa 9 - 16/9/1904 |
O documento acima dá mostras do clima que envolveu as eleições para conselheiros (correspondente hoje a vereadores) e intendente municipal (corresponde hoje a prefeito) na Cachoeira de 1904.
Os jornais da época, especialmente O Commercio e o Petit Journal, tendo o Arquivo Histórico a coleção do primeiro, repercutiram toda a movimentação eleitoral, publicando artigos e outras manifestações em que se acirravam as disputas entre os apoiadores e os contrários do candidato a intendente municipal que foi lançado depois que o Coronel David Soares de Barcellos, candidato inicial do Partido Republicano ao cargo, desistiu de disputar a eleição.
Com a desistência do Coronel David Soares de Barcellos, a União Republicana, em assembleia geral, apresentou e apoiou a candidatura de Carlos Pötter ao mesmo cargo. Eram os principais apoiadores de Pötter nomes fortes que tinham origem na Colônia Santo Ângelo e que, transferidos para Cachoeira em grande parte, aqui tinham se estabelecido com negócios promissores, como Jorge Franke (que depois seria chamado de o "Rei do Arroz"), Nicolau Roos, Tristão Pohlmann, Roberto Danzmann, Augusto Wilhelm, Adolpho Brendler, Augusto Trommer, Germano Treptow e Henrique Möller Filho, proprietário do jornal O Commercio, para citar alguns. Havia também os ditos "nacionais" como apoiadores de Carlos Pötter: Irineu Ilha, José Pinós, Arthur Ferreira de Macedo, Octaviano Gomes de Oliveira, Epaminondas Soares de Barcellos e o próprio filho de David Soares de Barcellos - David de Barcellos Filho, dentre outros.
Mas o processo eleitoral já vinha apresentando problemas, tendo inclusive sido adiado o dia das eleições de 20 de julho para 20 de agosto, por determinação do Dr. Borges de Medeiros, presidente do estado. A decisão de Borges foi motivada por denúncias de inconformados com a apresentação do candidato Carlos Pötter pela União Republicana. Eram eles o delegado Rodolpho Motta, o deputado estadual Antonio Antunes Araujo, o Coronel Isidoro Neves da Fontoura, todos adeptos da candidatura do Dr. Nelson Coelho Leal, chefe da comissão de terras e um dos signatários da denúncia feita a Borges de Medeiros.
Desferido o pleito no dia 20 de agosto de 1904, foram as urnas aclamadoras de Carlos Pötter como intendente municipal. Começou então a manobra para desvirtuar a eleição... Em 20 de setembro de 1904, foi nomeado Viriato Gonçalves Vianna como intendente de Cachoeira.
![]() |
Dr. Viriato Gonçalves Vianna |
MR
Comentários
Postar um comentário