O Brasil, que é considerado o país do futebol, está vivenciando os dias de euforia com a sua seleção na Copa do Mundo do Catar. Agora vai em busca do hexacampeonato mundial de futebol exatos 20 anos depois da conquista do penta! É até o momento o único país que já venceu o certame por cinco vezes.
Em 30 de junho de 2002, em Yokohama, no Japão, final da Copa do Mundo Coreia/Japão, o Brasil venceu a Alemanha por 2 X 0, dois gols feitos por "Ronaldo Fenômeno", titular da camisa nove da Seleção Brasileira. Como aconteceu anteriormente, por ocasião das conquistas das copas de 1958, 1962, 1970 e 1994, o país ficou em festa, não sendo diferente em Cachoeira do Sul.
O Jornal do Povo, de 1.º de julho de 2002, fez o registro das comemorações do pentacampeonato com uma edição especial. A manchete de capa estampou o capitão Cafu erguendo a taça, uma das imagens mais emblemáticas daquele evento, com a manchete "Obrigado, Brasil". No editorial, sob o título "Ah, o futebol", resumiu o acontecimento assim: Com um mínimo de organização e senso de responsabilidade e solidariedade entre os jogadores, o futebol brasileiro é imbatível.
![]() |
Jornal do Povo, 1.º/7/2002 |
Com fotografias do entusiasmo dos cachoeirenses pelas ruas da cidade, o Jornal do Povo descreveu o momento assim:
Cachoeira do Sul gritou pentacampeão tomando o centro da cidade na manhã de ontem logo após o apito final do juiz de Brasil 2 x 0 Alemanha. Carros e torcedores espalharam-se pelas ruas 7 de Setembro, Saldanha Marinho e transversais. Nem a chuva que caiu por mais de uma hora esfriou os ânimos. Ao contrário, muito mais gente passou a participar do carnaval improvisado a partir do momento em que entrou na Praça José Bonifácio o trio elétrico Time Som/José Otávio Germano.
Os bares do Centro demoraram para abrir. O mais atento foi o Burriko, onde antes do meio-dia todo o estoque de cerveja já havia sido liquidado. O Centro só foi liberado depois das 13h, mas uma nova concentração se formou no Lolozzinho da Rua Saldanha. Muita gente estava virando a noite depois de participar das festas das casas noturnas.
Às 7h30min, meia hora antes do jogo, a movimentação era visível na cidade. Um pequeno grupo assistiu no salão principal da Sociedade Rio Branco, onde um telão foi armado logo após o show de Armandinho e Banda. Todos sabiam que teriam de enfrentar a chuva em caso de festa, pois a temperatura subiu muito no sábado e permaneceu alta durante toda a manhã, resultado talvez de tensão dos cachoeirenses que só se desfez aos 23 minutos do segundo tempo com o primeiro gol de Ronaldo. Depois foi só festa.
![]() |
Cafu com a taça Copa do Mundo FIFA 2002 - superesportes |
2022, a Copa do Mundo do Catar novamente é oportunidade para o Brasil manter-se no topo das conquistas, alcançando, quem sabe, o hexacampeonato, resultado que só será possível confirmar ou não no dia 18 de dezembro. Até lá vale a torcida para que o futebol brasileiro siga imbatível.
MR
Comentários
Postar um comentário