Com a manchete que intitula esta postagem, o Jornal do Povo repercutiu, na edição de 2 de abril de 1963, a decisão do município de decretar três dias de luto pela morte do grande político cachoeirense, advogado e escritor João Neves da Fontoura, ocorrida no Rio de Janeiro no dia 31 de março.
![]() |
João Neves da Fontoura em foto de 1946 - Wikipédia |
O ato foi instituído pelo Decreto n.º 8, de 1.º de abril de 1963, registrado no livro de Decretos n.º 9 (24/3/1961 a 19/4/1963) do fundo não indexado "Prefeitura Municipal". Diz o texto do ato:
Decreto n.º 8, de 1.º de abril de 1963
Moacyr Cunha Roesing, Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 53, Inc. VII da Lei Orgânica do Município, Resolve.
Considerando que o Dr. João Neves da Fontoura, filho de Cachoeira do Sul foi um dos Prefeitos que mais se destacou não só como administrador, como também, proeminente homem público.
Considerando que o seu passamento, ocorrido na madrugada de hoje, na cidade do Rio de Janeiro, encheu de pesar tôda a coletividade brasileira, eis que, em vida, João Neves da Fontoura teve a mais destacada posição no cenário político do País, ocupando os mais altos cargos no Govêrno da República, inclusive em representação no Exterior;
Considerando, ainda, que o ilustre desaparecido, pertencente a uma das mais tradicionais famílias cachoeirenses, projetou-se, igualmente, no cenário das letras, pela sua invulgar cultura, sendo acolhido, merecidamente, na Academia Brasileira de Letras;
Considerando, finalmente, que especialmente o povo cachoeirense recebeu a notícia do infausto acontecimento com o mais profundo pesar, pois, o desaparecimento de João Neves da Fontoura, além de uma perda irreparável para a Nação Inteira, constitúe-se num rude golpe aos sentimentos da população cachoeirense, a quem o extinto estava ligado pelos laços de amizade e do respeito, resolve.
Decretar:
Art. 1.º - É declarado luto oficial em todo o território do Município, por três dias, em sinal de pesar pelo falecimento do ilustre brasileiro Dr. João Neves da Fontoura.
Art. 2.º - É declarada facultativa a assinatura do ponto, em tôdas as repartições municipais, no dia 1.º de abril de 1963.
Art. 3.º - Revogam-se as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito Municipal, de Cachoeira do Sul, 1.º de abril de 1963.
(ass) Moacyr Cunha Roesing
Prefeito Municipal.
A morte de João Neves da Fontoura, segundo noticiou o Jornal do Povo:
![]() | |
|
Teve grande repercussão na cidade, ontem, a notícia transmitida por emissôras de Pôrto Alegre, às 8 horas da manhã. (...) É conhecida de tôda a população de Cachoeira, a obra de João Neves para a sua cidade natal. Em calçamento, água, esgoto, urbanismo, o que projetou Cachoeira, foi feito em sua gestão como Intendente. Como patrono da Escola Normal, tornou-se um vulto conhecido dos estudantes que, se não o conheciam pessoalmente, aprenderam desde cedo sua biografia. Todas as autoridades, educandários, instituições, comércio e indústria, desde o instante inicial, promoveram um movimento para trazer o corpo de João Neves da Fontoura para sua terra natal, desejo que, em vida, várias vêzes êle manifestou a seus familiares e pessoas íntimas. O JORNAL DO POVO coordenou o movimento, entrando nosso Diretor em contato com o Sr. Moacyr Cunha Roesing,, Prefeito Municipal, Dr. Mário Ilha Filho, Presidente do Legislativo Cachoeirense; Ten. Cel. Boris Bromirsky, Comandante da Guarnição; Dr. Ely Érico Fachin, Presidente do Diretório do PSD; Prof. Ondina Alves, Diretora da Escola Normal e Colégio Estadual, e outras pessoas, a fim de que João Neves pudesse ser sepultado nesta cidade. (...) Por sua vez, a Academia Brasileira de Letras e outras entidades da Guanabara, se empenharam para que o corpo de João Neves ficasse no Rio mesmo. Daí as dificuldades encontradas para que Cachoeira do Sul oferecesse em seu seio, a morada eterna para um dos seus mais ilustres filhos.
Para saber mais sobre a vida deste ilustre cachoeirense, falecido há 60 anos, acesse o link do quadro Minha Cidade, da NTSul TV Cachoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=NQSzXrFDosk
MR
Comentários
Postar um comentário