A Sociedade Rio Branco, antiga Sociedade Atiradores Concórdia, chegou no dia 4 de agosto aos seus 127 anos. É uma das mais longevas instituições do nosso município, fundada por cidadãos de origem germânica em 4 de agosto de 1896.
Há 100 anos, quando a Sociedade Atiradores Concórdia comemorou o 27.º aniversário de fundação, o jornal O Commercio fez o registro das celebrações que os sócios promoveram em sua sede social, localizada no Bairro Rio Branco.
![]() |
1.ª sede da Sociedade Atiradores Concórdia no Bairro Rio Branco - Acervo SRB |
No vasto salão desta sociedade local realizou-se, á noite de sabbado ultimo, o baile commemorativo do 27.º anniversario da fundação.
O salão foi caprichosamente ornamentado com ramos, galhos e troncos verdes de eucalyptos da variedade robusta, ornamentação que dava-lhe garrido aspecto.
Com grande participação de exmas. sras., senhoritas e cavalheiros, a dança teve inicio pouco depois das 9 horas, tocando a orchestra regida pelo sr. Walter Ritter.
Pelas 11 horas fez uso da palavra o nosso amigo Ernesto Müller, referindo ao anniversario que se commemorava e ás modestas proporções com que, ha 27 annos, foi iniciada a vida da sociedade.
O orador teve palavras de saudade á memoria dos socios fundadores já ceifados pela morte, e que, embora tendo prestado braço forte á tarefa da marcha ascensional da sociedade, não tinham o prazer de vel-a em sua prosperidade e exhuberancia actual.
Ao terminar, o sr. Ernesto Müller foi muito applaudido.
Seguiu-se um trecho de canto pela secção de cantores, ouvido com agrado geral.
Depois continuou a dança, sempre muito animada, sendo a alegria e a cordialidade as notas predominantes da agradavel diversão, que prolongou-se até as 4 horas da madrugada.
Esta folha, gentilmente convidada, fez-se representar pelo nosso companheiro Guilherme Antonio Möller e pelo nosso amigo Clemenciano Barnasque, um dos correspondentes d'O Commercio em São Sepé.
![]() |
Ernesto Müller (1914) - Acervo familiar |
Não há muita informação a respeito desses nomes que sonharam e realizaram a organização da sociedade. Mas certamente o próprio Ernesto Müller, também um dos fundadores, foi o nome mais importante da história inicial da hoje Sociedade Rio Branco.
Durante 22 anos ele conduziu os destinos da sociedade, sendo figura importantíssima para garantia de que ela não fechasse suas portas, enfrentando com denodo e sacrifícios pessoais duros momentos de sua história.
Parabéns, Sociedade Rio Branco! 127 anos são indicadores de que os pioneiros tomaram a decisão certa ao se associarem e sonharem uma entidade de congraçamento e concórdia!
MR
Comentários
Postar um comentário