O coronel Isidoro Neves da Fontoura desde 1912, quando a contragosto assumiu o cargo de intendente municipal, já havia noticiado que abandonaria os cargos públicos. Seguiria como chefe do Partido Republicano em Cachoeira, cuja liderança era incontestável.
![]() |
Coronel Isidoro Neves da Fontoura - Fototeca Museu Municipal |
Eleito intendente municipal, o Dr. Balthazar de Bem escolheu para seu vice o coronel Isidoro Neves da Fontoura, que declinou da indicação, recusando a nomeação.
Não havendo exemplares de nenhum jornal da imprensa cachoeirense no ano de 1914, restam como comprovantes desta história os registros existentes no acervo documental do Arquivo. Como o que consta no "Relatório apresentado ao Dr. Balthazar Patricio de Bem, Intendente do Município de Cachoeira, pelo encarregado da Estatística e Arquivo, Mario Godoy Ilha, em 17 de setembro de 1914", em cuja página 24, que trata da Administração, consta o que segue:
Não aceitando o coronel Isidoro Neves a sua nomeação para o cargo de vice-intendente, foi então nomeado por acto n. 72 de 1.º de abril o capitão Francisco Fontoura Nogueira da Gama. (IM/GI/AB/Re-006).
A carta que Isidoro remeteu a Balthazar, recusando nomeação como seu vice-intendente, não foi resguardada na documentação da Intendência Municipal, mas seu conteúdo está registrado no Livro Protocolo de Ofícios, ano 1914 (IM/S/SE/PC-002). Neste livro, o secretário lançava a síntese das correspondências que chegavam, anotando os despachos.
No dia 17 de março de 1914, ingressou no protocolo a carta que recebeu o número de ordem 72, cujo teor sintetizado foi:
Coronel Isidoro Neves da Fontoura, respondendo ao officio em que o dr. Balthazar lhe communica tel-o nomeado vice-intendente, diz que agradecendo essa distincção, declina de tão grande honra a elle conferida, por absoluta impossibilidade em acceital-a, attento motivos de ordem particular. Jamais poderá ser posta em duvida a sua attitude que foi e será sempre prestar o seu insignificante serviço e decidido apoio à politica republicana castilhista, da qual é benemerito chefe o Egregio dr. Borges de Medeiros.
No despacho constou Arquivado. No entanto, o original não chegou aos nossos dias.
De lá para diante, seguiu Isidoro Neves liderando a política cachoeirense, deixando como herdeiros na vida pública os filhos João Neves da Fontoura e Floriano Neves da Fontoura.
Isidoro Neves da Fontoura faleceu em 30 de novembro de 1933, aos 78 anos de idade. Era filho do coronel João Anchieta da Fontoura e de Clara Augusta de Figueiredo Neves. Foi comerciante, pecuarista e orizicultor. Em 1878, casou com Adalgisa Franco de Godoy, tendo com ela 13 filhos.
![]() |
Fundadores do Partido Republicano - Isidoro Neves é o penúltimo na foto - Fototeca Museu Municipal |
Foi ele um dos fundadores do Partido Republicano em Cachoeira. De 1890 a 1892, integrou a Junta Governativa que regeu o município logo após a proclamação da República. Foi conselheiro municipal em duas legislaturas (1892-1896 e 1904-1908), quando presidiu o Conselho Municipal, e finalmente intendente de 1908 a 1912.
A cidade homenageou sua trajetória com a denominação de uma rua que corta o Bairro Rio Branco, assentado em terreno adquirido pela municipalidade e aberto em 1912, quando era ele o intendente municipal.
MR
Comentários
Postar um comentário