A tradição musical em Cachoeira do Sul é inegável. Por conta disso, a cidade atraiu, ao longo de sua história, muitos artistas que também ajudaram a tornar o cenário cultural mais dinâmico.
Grandes instrumentistas, regentes de orquestras, cantores, músicos amadores e entusiastas da arte compuseram um ambiente propício para o desenvolvimento da música. Bandas, orquestras e conjuntos musicais surgiram e marcaram época, criando um ambiente que em Cachoeira do Sul sempre será propício para a música.
Ao ensejo da fundação da Orquestra Filarmônica de Cachoeira do Sul, sob a regência do maestro Dilber Alonso, importante relembrar a Orquestra do Departamento Artístico-Cultural - DAC, da Sociedade Rio Branco, fundada na década de 1940 e que conquistou inclusive distinção no contexto estadual e nacional.
Recentemente, o "luthier"* Hardi Beskow procurou o Arquivo Histórico solicitando auxílio para identificação de antigas fotos da Orquestra do DAC. Boa parte das pessoas fotografadas já foram nominadas, restando várias ainda sem a identificação. Para o reconhecimento, Hardi Beskow contou com o auxílio do falecido músico Armindo Radtke.
Uma das fotos, no palco da antiga sede da Sociedade Rio Branco, foi feita por ocasião da comemoração do primeiro aniversário do seu Departamento Artístico-Cultural, fundado na primavera de 1946, com o auxílio de Arno Matte, músico já bastante conhecido no Rio Grande do Sul como flautista e saxofonista.
Segundo a obra "Sociedade Rio Branco - 100 anos de Concórdia" (1996), Arno Matte mudou-se para Cachoeira em 1943. Aqui, foi conclamado por um grupo de associados da Sociedade Rio Branco, especialmente Arnim Tesch, para a criação de uma orquestra. Então sugeriu que fosse organizada uma orquestra de salão mista, sendo ele eleito o presidente da primeira diretoria e escolhido como maestro, tendo por vice Rodolfo Müller.
Foi também por influxo de Arno Matte que a Sociedade Rio Branco montou uma orquestra de Câmara e uma Orquestra Sinfônica. Em 1947, a orquestra mista apresentou-se no Rio de Janeiro, acompanhando cantores no Teatro Municipal.
Em 1948, o DAC dispunha de uma orquestra de salão, conjunto de cítaras, conjunto de gaitas-de-boca, conjunto vocal, solistas de canto e instrumento e uma banda.
Em 1949, a Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro Arno Matte, apresentou-se no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, sendo aclamadíssima!
![]() |
Primeiro aniversário do DAC - 19/10/1947 - Reprodução Hardi Beskow |
![]() |
Reprodução Hardi Beskow |
![]() |
Reprodução Hardi Beskow |
![]() |
Reprodução Hardi Beskow |
A ultima foto a Pianista é Esther Scobar , eximia pianista de nossa cidade.
ResponderExcluirObrigada pela contribuição, Dilber.
Excluir