Bento Gonçalves da Silva segue uma figura icônica da história do Rio Grande do Sul, apesar da passagem do tempo. Em 1900, a Revolução Farroupilha contava 65 anos e se mantinha vívida na memória de muitas pessoas. Portanto, naquela época, as personalidades envolvidas causavam ainda um grande impacto.
Bento Gonçalves da Silva - clovisheberle.blogspot.com |
Pois naquele ano, no dia 21 de agosto, uma comissão de cidadãos integrada por Conrado Miller de Campos, Arlindo Corrêa Leite e Alfredo Ferreira Rodrigues, formada na cidade de Rio Grande, enviou uma circular aos municípios conclamando-os a se fazerem presentes a uma procissão cívica que seria realizada no dia 26 de agosto de 1900, domingo, quando os despojos de Bento Gonçalves da Silva chegariam ao cais daquela cidade.
Alfredo Ferreira Rodrigues, um dos integrantes da comissão e signatário do documento, era pesquisador, historiador, biógrafo, ensaísta e poeta, sendo autor do conhecido livro "Vultos e fatos da Revolução Farroupilha" e organizador do famoso " Almanak Litterario e Estatistico do Rio Grande do Sul", ano 1897, dentre outros. Ele liderou a proposta da cidade de Rio Grande para erguer o monumento, pois em 1891 o governo da província publicou um decreto conclamando os municípios a concorrerem para serem depositários dos restos mortais do herói farroupilha, desde que erguessem um monumento à altura de seus feitos.
A circular chegou à Intendência de Cachoeira e permanece guardada no acervo documental, testemunhando a iniciativa:
IM/S/RM/CR - Caixa 9 - 21/8/1900 |
Illmo. Sr.
A Commissão abaixo assignada, tendo tomado a si o patriotico encargo de receber os despojos mortaes do legendario typo de nossa vida republicana, o general Bento Gonçalves da Silva, generosamente doados a este municipio pelo Illmo. Sr. capitão Joaquim Gonçalves da Silva, unico filho sobrevivente do grande heroe, e que vem constituir a base do futuro monumento que a gratidão do povo rio-grandense busca elevar ao seu filho dilecto, tem a honra de convidar-vos para assistir á imponente procissão civica que se realizará domingo, 26 do corrente.
Os referidos despojos serão recebidos no caes desta cidade, ás 12 horas do dia e conduzidos em imponente prestito ao edificio da Intendencia, onde serâo provisoriamente depositados, aguardando o lançamento da primeira pedra do grande monumento, que, na praça Tamandaré, por accordo da commissão com a administração municipal, será erigido com o concurso de todos os patriotas rio-grandenses.
Rio Grande, 21 de Agosto de 1900.
Conrado Miller de Campos
Arlindo Corrêa Leite
Alfredo Ferreira Rodrigues
Quanto ao monumento, a inauguração se deu em 20 de setembro de 1909, na Praça Almirante Tamandaré, na cidade de Rio Grande. O escultor da estátua de Bento Gonçalves foi o português Teixeira Lopes. Na base de pedra, dois leões guarnecem o túmulo.
Monumento-túmulo de Bento Gonçalves em Rio Grande - research.net |
O projeto teve da Intendência de Rio Grande o aporte de três contos de réis, sendo recolhida a quantia de dois contos entre vários municípios, não constando Cachoeira dentre eles.
MR
Comentários
Postar um comentário