Começava o ano de 1885. A Câmara Municipal da Cachoeira aguardava a visita de Isabel, Princesa Imperial do Brasil, e de seu marido, o Conde d'Eu, e neste intuito procurava organizar um programa à altura da filha do Imperador Pedro II e herdeira presuntiva do trono.
Princesa Isabel - foto Joaquim Insley Pacheco |
Assim, em 5 de janeiro de 1885, a Câmara expediu o seguinte convite:
Camara Municipal
Convite
Sendo esperado brevemente n'esta Cidade a Serenissima Princeza Imperial D. Isabel e Sua Alteza Real o Snr. Conde d'Eu, seu esposo, a Camara Municipal convida a todos os seus municipes, para que concorrão ao desembarque dos Augusto [sic] viajantes.
Outrosim pede aos habitantes da Cidade, que hajão de illuminar a frente de suas casas na noute do dia da chegada e estada aqui de Suas Altezas.
Paço da Camara Municipal da Cachoeira, 5 de Janeiro de 1885.
O Vereador Presidente Antonio Eusebio da Fontoura
O Secretario Manoel Teixeira Cavalheiro
Registro do conteúdo do convite - CM/S/SE/RE-009, fl. 126 |
A respeito da visita do casal, não há detalhamento do programa nem da recepção, tendo restado daqueles dias o registro feito pelo historiador Aurélio Porto ao tempo em que organizou o acervo documental do município. Assim se reportou Aurélio Porto ao acontecido, conforme o que leu no livro de atas do período, até então existente, aqui transcrito com atualização da grafia:
1885. Em 5 de janeiro a Câmara resolve ir incorporada receber S. A. o Conde d’Eu e Princesa Isabel, convidando o povo a iluminar as frentes de suas casas por três dias. Em 16 de janeiro passa o Conde d’Eu, sendo-lhe oferecido, na Estação da Estrada de Ferro, um almoço. (IM/EA/SA/RL-001)
A última década do Império no Brasil foi de grandes dificuldades, pois a pressão pela abolição da escravatura e a propaganda republicana estavam enfraquecendo cada vez mais o Imperador que também enfrentava pressão dos grandes produtores, contrários à abolição. A viagem às províncias do Sul do Brasil foi mais uma estratégia para aproximar o povo dos membros da Família Imperial, representada pela Princesa Isabel, seu esposo e filhos.
Conde d'Eu e a Princesa Isabel com os três filhos (1885) - memoriasantista.com.br |
Interessante que a anotação de Aurélio Porto refere a recepção ao casal em 5 de janeiro, passando em 16 apenas o Conde d'Eu, ocasião do almoço que lhe foi oferecido na estação. Tal fato deve ter coincidido com o período de cerca de um mês que a Princesa e os filhos ficaram hospedados em Porto Alegre, na sede do governo, depois de terem partido de Cachoeira.
Estação Ferroviária de Cachoeira - MMEL |
Comentários
Postar um comentário