Cachoeira, 30 de abril de 1927. O céu azul do outono na tarde daquele dia foi cortado por um hidroavião, fazendo a população sair às ruas para avistar objeto que produzia aquele ronco.
![]() |
Hidroavião "Atlântico" - www.varig-airlines.com |
O jornal O Commercio, editado em 4 de maio de 1927, assim relatou o ocorrido:
Hydro-avião "Atlantico". - Sabbado ultimo, ás 13,40 minutos, o ronco da helice do hydro-avião Atlantico despertou a attenção da nossa população, fazendo-a chegar ás janellas e portas e sahir á rua, afim de apreciar a imponencia desse raro espectaculo.
O referido avião, de propriedade da Empresa de Viação Aerea Rio-Grandense, em organisação, partiu de Porto Alegre ás 12 horas e fez algumas evoluções sobre a nossa cidade, deixando boletins de saudação á nossa população.
O vôo teve magnifico resultado e produziu excellente impressão no animo da nossa população.
A nova empreza pretende dedicar-se á conducção de passageiros entre as principaes cidades do Estado, e póde-se imaginar a economia de tempo que vai proporcionar ao viajante, que em menos de 2 horas poderá ir de Cachoeira a Porto Alegre.
Os incorporadores, depois de terem estudado minuciosamente o calculo basico dos rendimentos, recommendam o emprehendimento tanto do lado commercial como do lado ideal, e orgulham-se que o nosso Estado tenha a primazia da primeira linha aerea em territorio brasileiro.
A VARIG, como diz a notícia, estava em organização. No ano de 1926, Otto Meyer, um dos fundadores da Viação Aérea Rio-Grandense, embarcou para a Alemanha com a intenção de comprar aeronaves, material necessário para operar com transporte aéreo, bem como pessoal para pilotar e realizar a manutenção. Lá, Otto Meyer assinou acordo com a companhia aérea Condor Syndikat e, em troca de 21% das ações da VARIG, adquiriu a aeronava Dornier Wal, batizada no Brasil como "Atlântico". Esta aeronave recebeu o registro número 01 no Livro de Registro Aeronáutico Brasileiro e deu início aos voos regulares no Brasil, sendo que o primeiro voo comercial aconteceu em 3 de fevereiro de 1927, com a bandeira da Condor Syndikat e conduzido por pilotos alemães. Em 15 de junho daquele ano, a aeronave e a rota foram repassadas à VARIG que passou a operá-la.
Uma curiosidade interessante é que a condução dos passageiros até a aeronave iniciava com o transporte por barco. Reunidos no cais, os passageiros eram conduzidos pelo presidente da VARIG, Otto Meyer, e seu primeiro funcionário, Ruben Berta, que remavam até chegar à Ilha Grande dos Marinheiros. Lá, depois da conferência dos "bilhetes" e da bagagem, todos eram embarcados para Pelotas ou Rio Grande, rota inicial da empresa.
A VARIG foi a primeira empresa aérea brasileira e chegou a operar com escritório em Cachoeira, realizando voos comerciais que usavam o aeródromo municipal como ponto de partida e de chegada. Isto aconteceu há quase oitenta anos, sendo oficialmente iniciada a operação local em 6 de novembro de 1945.
Para saber mais, acesse https://www.varig-airlines.com/pt/atlantico.htm
MR
Que legal Mirian. Adorei essas informações!!
ResponderExcluir