quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Repercussões das Crônicas do Dr. Eduardo Florence

Nas duas últimas semanas, na coluna do dr. Eduardo Florence, no Jornal do Povo de 7/8 e 14/15 de janeiro de 2012, as crônicas com o título "Uma Cidade de Compadres" despertaram o interesse dos cachoeirenses porque remeteu os leitores à nossa história. 
Entre outros personagens mencionados se encontra  Zeferino Martinho da Cunha, escravo alforriado, compadre e muito amigo de Antonio Vicente da Fontoura. 
Essa história é muito interessante e propiciou a curiosidade de muitos que vieram ao Arquivo saber do assunto. Em nossa biblioteca, dispomos de uma cópia do estudo elaborado e apresentado no 4º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, em 2009, por Daniela Vallandro de Carvalho ( Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social/UFRJ), tratando particularmente de Zeferino, por estar inserido no processo criminal em que foi vitimado o comendador Fontoura.
Abaixo, uma das páginas do citado estudo. Há mais para quem quiser pesquisar aqui no Arquivo Histórico.

1 comentários:

Renate Elisabeth Schmidt Aguiar disse...

Alea jacta est! (A sorte está lançada)!
Uma das filhas de João Carlos Mór, Cristina, postou comentário no fórum do Jornal do Povo, na terceira e última crônica sugerindo ...
Que Carlos Eduardo Dickluber Florence nos brinde com UM LIVRO DE SUAS CRÔNICAS. Dr. Florence! O tempo está passando e a comunidade cachoeirense está começando a se impacientar ... Vida longa ao cronista e quem venham muitas crônicas pela frente! Abraços,

Postar um comentário