sexta-feira, 22 de março de 2013 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Exame do leite

A documentação preservada no Arquivo Histórico é preciosa, pois além de fornecer informações sobre rotinas, procedimentos, meios de vida e de organização da sociedade, vez ou outra nos transporta para práticas que buscavam soluções para melhoria dos produtos e serviços oferecidos à população ou serviam para o controle de sua qualidade. É o que podemos verificar através do Boletim de exame de leite procedido no dia 1.º de dezembro de 1912, que relatava o resultado do lacto-decímetro aplicado ao leite comercializado no Mercado Público de Cachoeira.

Mercado Público - fototeca do Museu Municipal

O boletim elenca os nomes dos produtores e vendedores de leite e o resultado do lacto-decímetro, apresentando detalhadamente o teste em dois deles, a saber:

- Coronel Isidoro Neves da Fontoura - leite com 1027
  Resultado do lacto-decímetro: 
  temperatura 22 graus
  água posta para exame 800cc
  leite 4cc
  gordura 4,5%

- Gustavo Germano Drews - leite com 1027
  Resultado do lacto-decímetro: 
  temperatura 20 graus
  água posta para exame 115cc
  leite 4cc
  gordura 6%

Os leiteiros listados eram: Francisco Costa, Carlos Krüger, Waldomiro Trindade, Joaquim Loreto Sobrinho, João André Felix, João A. da Rosa, João C. Schmidt, Affonso Gonçalves, Luiz Diefenbach, Pedro Felix da Silva, Theofilo Lobato, José C. Mausin, Gustavo Lindener, Henrique Longoni, Propicio Severo, João Alípio, Ignacio Rangel, Manoel Luiz, Arthur da Rosa, Luiz Casemiro, Carlos Gama, Felisberto Filis, Vicente Filis da Silva, Fermino Freitas, Alfredo Ristow, Florencio Corrêa, Eduardo C. Oliveira, Coronel Isidoro Neves, Gustavo Germano Drews, Carlos Schumacher, Josephina Estevam, Antonio Felis.


Documento avulso da Intendência Municipal
- 01/12/1912 -

Os resultados sobre o leite dos produtores foi encaminhado ao Engenheiro Chefe Dr. Pereira da Costa pelo empregado Freitas, lotado no Estabelecimento do Mercado Público.

0 comentários:

Postar um comentário