segunda-feira, 5 de agosto de 2013 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

5 de agosto - instalação da Vila Nova de São João da Cachoeira e aniversário de criação do Arquivo Histórico

O dia 5 de agosto é muito importante para a história de Cachoeira do Sul. Nesse dia, há 193 anos, era solenizada a instalação do quinto município do Rio Grande do Sul, denominado como Vila Nova de São João da Cachoeira. Para o ato, protagonizado pelo Ouvidor Geral, Corregedor e Provedor da Comarca de São Pedro e Santa Catarina, Dr. Joaquim Bernardino de Sena Ribeiro da Costa, foram convidados o povo e os homens probos da Vila, cujas assinaturas ficaram registradas no livro n.º 1 da Câmara (CM/OF/TA-008).
Naquele dia, como reza a tradição portuguesa, foi levantado o Pelourinho e eleitos os primeiros vereadores: João Soeiro de Almeida e Castro (Presidente), Joaquim Gomes Pereira e Francisco José da Silva Moura. Também foram escolhidos o procurador da Câmara, Antônio Xavier da Silva, o Tesoureiro, Francisco de Loreto, o 1.º Tabelião e Escrivão da Câmara, Joaquim dos Santos Xavier Marmello, e o 2.º Tabelião e Escrivão dos Órfãos, Manoel Alves Ferrás.

Livro n.º 1 da Câmara com registro do Auto de Criação da Vila Nova de S. João da Cachoeira
- CM/OF/TA-008 - acervo do Arquivo Histórico
No mesmo dia 5 de agosto, no ano de 1987, escolhido para marcar a data magna de Cachoeira do Sul, foi criado o Arquivo Histórico do Município com o objetivo principal de guardar, preservar e disponibilizar para pesquisas o acervo documental produzido pelas administrações municipais desde a criação da Vila Nova de São João da Cachoeira. O Arquivo Histórico também guarda as coleções dos jornais locais, sendo depositário das edições do Jornal do Povo e jornal O Correio.
Há 26 anos o Arquivo Histórico presta relevantes serviços à comunidade cachoeirense, atendendo também a pesquisadores que vêm dos mais variados locais do Estado, pois Cachoeira foi berço de muitos municípios que se formaram em suas antigas dimensões geográficas.
Parabéns, Cachoeira do Sul! Parabéns, Arquivo Histórico!

Mapa da Província de S. Pedro do Rio Grande do Sul em 1822
- acervo Museu Municipal

0 comentários:

Postar um comentário