A construção de um outro cemitério para Cachoeira ensejou muitas avaliações e estudos por parte da administração municipal, pois o Cemitério das Irmandades Conjuntas, inaugurado em 1833, já não dava conta dos sepultamentos, além de ser administrado pela Igreja Católica, limitando assim os serviços aos seguidores deste credo.
A decisão sobre o local de instalação do Cemitério Municipal, após análises feitas por uma comissão especialmente nomeada para este fim, recaiu sobre o Alto dos Loretos. Assim sendo, as obras tiveram começo entre o final da década de 1880 e o início da de 1890.
Farta documentação há no Arquivo Histórico detalhando todo o processo que envolveu a obra. Em um destes conjuntos documentais destaca-se um ofício de 19 de março de 1890 remetido à Junta Municipal pela Fabrica de Coffres de Ferro e Serralharia E. Berta, de Porto Alegre, famosa até os dias de hoje pela fabricação de cofres de aço, remetendo proposta e desenhos para fornecer ao Município 84 metros de grades de ferro, divididas em 21 partes iguais de 4 metros de comprimento, sendo cada parte constante de 25 varões de ferro redondo, espessura de 5/8 polegadas, com 1,20 metros de altura.
![]() |
Ofício de E. Berta & Cia. oferecendo seus serviços em ferro |
Chama a atenção, nestes dias de programas específicos de computação para elaboração de todo tipo de projeto, incluindo-se design de peças, os desenhos feitos a lápis que conservam preservados com nitidez os traços das grades que ainda podem ser avistadas nos muros do antigo Cemitério Municipal, cuja inauguração oficial se deu no ano de 1891.
![]() |
Desenho das grades de ferro do Cemitério - projeto E. Berta & Cia. |
![]() |
Ponteiras das grades |
Comentários
Postar um comentário