Pular para o conteúdo principal

O casamento de D. Pedro II

O Rio Grande do Sul ainda estava convulsionado pela Revolução Farroupilha quando a Câmara de Cachoeira foi avisada pelo Barão de Caxias, Presidente da Província, sobre o casamento de D. Pedro II com a Princesa de Duas Sicílias Teresa Cristina de Bourbon, em ato solenizado no dia 4 de setembro de 1843 no Rio de Janeiro.
O casamento havia sido contratado em 20 de maio de 1842, em Viena, depois de várias tentativas diplomáticas com outras princesas da Europa. Em 31 de maio daquele ano a mão da princesa foi concedida a D. Pedro II, sendo este representado pelo embaixador José Alexandre Carneiro Leão, em Nápoles. No dia 3 de setembro de 1843, Teresa Cristina, acompanhada do irmão, Príncipe de Áquila, chegou ao porto do Rio de Janeiro, a bordo da fragata Constituição. O casamento ocorreu oficialmente no dia seguinte, com toda a pompa da época, na Imperial Capela.

Imperatriz Teresa Cristina por volta de 1876 - Wikipédia

Toda a Nação foi comunicada do grande acontecimento através de correspondências que encaminhavam avisos às Câmaras Municipais, cuja obrigação era divulgar ao povo. Cachoeira igualmente recebeu o comunicado, através de ofício do Barão de Caxias, então Presidente da Província. Eis o teor do documento:

Illm.º e Exm.º Snr. = Tendo entrado felizmente no porto desta Capital no dia 3 do corrente á tarde, Sua Magestade A Imperatriz, acompanhada por Sua Alteza Real o Conde de Áquila, Seu Augusto Irmão e Havendo Sua Magestade O Imperador, com a Mesma Augusta Senhora Recebido no dia seguinte, na Imperial Capella, com a pompa correspondente á grandeza e Santidade do Acto, e com as maiores demonstrações de regozijo Recebeo as Bençãos do Seu Matrimonio, que havia sido contratado em Viena aos 20 de Maio do anno passado, e celebrado em Napoles em 31 de Maio corrente: Assim o participo a V.Ex.ª  para que publicisada em toda essa Provincia esta fausta noticia, que sera sem dúvida recebida com enthusiasmo por todos os seus habitantes, altos os beneficios que deste feliz Consorcio devem resultar ao Brasil. = Deos Guarde a V.Ex.ª  = Palacio do Rio de Janeiro 5 de Setembro de 1843 = Jose Antonio da Silva maria - Sr. Presidente da Provincia de São Pedro = Cumpra-se e registe-se. Quartel General em S. Gabriel 2 de Novembro de 1843. Barão de Caxias. Conforme. O 1.º Oficial João da Cunha Lobo Barreto.

Cópia do ofício remetido pelo Barão de Caxias - CM/DA/Avisos/Caixa 1

A história conta que D. Pedro II não ficou agradado da aparência da noiva, especialmente por não ter ela grandes atributos de beleza e ser, inclusive, levemente manca de uma das pernas. Mas o tempo provou que aquela princesa não tão bela era uma grande mulher, intelectualmente à altura do Imperador. E este lado proporcionou, aliado a outros atributos de personalidade, a relação fraterna que os dois mantiveram por toda a vida.
Alguns meses depois do casamento de D. Pedro II com Teresa Cristina, o Príncipe de Áquila, irmão dela, casou-se com a irmã de D. Pedro, Princesa Januária. Novamente a Vila da Cachoeira foi notificada do faustoso acontecimento, conforme ofício recebido pela Câmara Municipal em 4 de outubro de 1844:

Ofício comunicando o casamento ocorrido em 28/4/1844 - CM/DA/Avisos/Caixa 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp