Pular para o conteúdo principal

Nosso clima há 100 anos

O Rio Grande do Sul tem vivido um inverno de grandes variações de temperatura, alta taxa de umidade e grande precipitação de chuvas. Fala-se muito no efeito estufa e em fenômenos climáticos que têm relação com as ações descuidadas do homem. 2014 é ano de El Niño, segundo os meteorologistas. Mas, afinal, como nossos antepassados verificavam o clima?

Na Cachoeira de 1914, tempo da Intendência Municipal, anualmente, no mês de setembro, eram lançados relatórios da vida municipal, trabalhos elaborados com muita eficiência pelos funcionários encarregados da Seção de Estatística e Arquivo. Estes relatórios constituem-se hoje em fontes preciosas dos mais diferentes aspectos do Município, abordando desde climatologia até estatística moral, que incluía criminalidade, suicídios e assistência hospitalar, dentre outros.

Com a inconstância do inverno em 2014, buscou-se os dados do clima em Cachoeira no Relatório apresentado ao Dr. Balthazar Patricio de Bem, Intendente do Município de Cachoeira, pelo encarregado da Estatística e Arquivo, Mario Godoy Ilha, em 17 de setembro de 1914 (IM/GI/AB/Re-007, pp. 9 a 13).

Na primeira parte do Relatório, intitulada Estatistica Territorial - Physica, Politica e Administrativa, constam os dados sobre a climatologia, obtidos graças à existência da Estação Meteorológica de Cachoeira, de segunda classe, instalada em 1911 na Praça José Bonifácio.

Estação Meteorológica - fototeca Museu Municipal
O autor do Relatório esclarece: Pelos deficientes dados que existem, impossivel se torna um estudo minucioso do estado climaterico anterior do municipio, e para fazel-o, incompleto, socorremo-nos do relatorio de 1910 desta repartição, onde estão consignadas observações feitas em periodos distanciados um do outro até á fundação da Estação Meteorologica e que de grande proveito tem sido. O resumo das observações registradas desde essa epocha, com gentileza fornecido annualmente, segue-se acompanhado dos quadros relativos a 1913, em confronto. (...)
TEMPERATURA
Em 1913, conforme consta do relatorio anterior, a temperatura dos mezes de inverno apresentou forte contraste com os mesmos de 1912. A minima absoluta de 0,2 registrou-se em 26 de agosto e a maxima de 36,4 em 11 de janeiro. A temperatura média do anno foi de 19,7. (...)
HUMIDADE
A humidade média foi:                           Humidade abs. média              Humidade rel. média
1912                                                                12,0                                             70,5
1913                                                                12,5                                             72,2
(...)
NEBULOSIDADE
(0 a 10)
A maxima em 1912 foi de 6,6 e a minima 1,6, contra as de 7,8 e 1,5 em 1913. (...)
PLUVIOMETRIA
O ultimo relatorio da estatistica assignalava que, como 1911, o anno de 1912 tinha sido abundante em chuvas. E, agora, neste novo trabalho, temos a notar o mesmo quanto a 1913, (...) A maior altura de chuva observada num dia attingiu a 70,6 m/m em 17 de junho, durante 4 horas e tres quartos, e a menor de 14,0 a 15 de janeiro. (...) em 1913 a somma das precipitações foi de 1.249,1 m/m em 97 dias, dando a média de 12,7 por dia, contra a do anno anterior de 1.453,2 em 89 dias e média de 16,3.

Quadro relativo à climatologia com dados de 1913 - IM/GI/AB/Re-007
Prever o tempo e as suas mudanças sempre foi um desafio para o homem. Há 100 anos, então, muito mais, razão pela qual trabalhos como o da Seção de Estatística da Intendência de Cachoeira revestem-se ainda de maior significado, assim como a pequena Estação Meteorológica, de segunda classe, que habitava a velha Praça José Bonifácio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp