Pular para o conteúdo principal

8 de Maio de 1945 - Derrotado o Nazismo

Há 70 anos o mundo respirou aliviado, comemorando o final da II Grande Guerra Mundial. Cachoeira do Sul, a exemplo de cidades ao redor do mundo, festejou a notícia do término da guerra, celebrando o Dia da Vitória.

O jornal O Comércio, edição de 9 de maio de 1945, relata a forma como a cidade comemorou a notícia e informa aos cachoeirenses os acontecimentos que legitimaram o fim do conflito, cujas consequências espalharam-se, de alguma forma, sobre todos.

A matéria jornalística, que traz o retrato de Getúlio Vargas encimando uma frase de enaltecimento aos valentes filhos da F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira), traz a seguinte notícia:

O Comércio, 9/5/1945, p. 1 - acervo de imprensa do Arquivo Histórico

Derrotado o Nazismo
A Alemanha aceitou os termos de Paz impostos pelas Nações Unidas
- Comemorado festivamente o DIA DA VITÓRIA -

Desde segunda-feira que as populações de quasi toda a Europa, Américas, Africa, Oceania e de quasi toda a Asia, se encontram possuidas das mais vibrantes demonstrações de alegria, por motivo da completa derrota das forças nazi-facistas na Europa.
Apesar da rendição se ter verificada no dia 7 do corrente, na séde do Q. G. de Eisenhower em Reims, foi esta data alterada para ontem por comum acôrdo dos "três grandes lideres".
A rendição que põe o ponto final nesta segunda grande guerra, depois de 5 anos e 8 mêses de derramamento de sangue e destruições, foi assinada da parte da Alemanha, pelo cel. gal. Gustav Jodl, o novo chefe do estado-maior da Wehrmacht. Da parte do Supremo Comando aliado foi assinada pelo tenente gal. Walter Badel Smith, chefe do estado-maior de Eisenhower. Da parte da Russia foi assinada pelo gal. Ivan Susloparoff e da parte da França pelo gal. François Sevez.
(...)
Embora o povo de todos os paises  não conheça até o momento pormenores da capitulação, uma cousa é certo: a guerra na Europa terminou oficialmente, a resistencia organizada chegou ao fim e os alemães foram definitivamente derrotados.
Um porta-voz do Ministério das Informações, quatro horas depois que Edward Kennedy transmitiu ao mundo  seu despacho urgentissimo, tornou suficientemente claro que a guerra, de fato terminou na Europa, e que o dia de ontem foi considerado "Dia da Vitória".

Assim O Comércio refere o acontecimento em Cachoeira do Sul:

O Comicio de 2.a feira
A população local vibrante de entusiasmo, pelas noticias da Rendição Incondicional da Alemanha, circuladas desde as primeiras horas, regorgitava pelas ruas, cheia de alegria, pela alviçareira nova do término das hostilidades na Europa.
Este entusiasmo regorgitou ainda mais, quando a imprensa local, resolveu promover um comicio para desta maneira iniciar as festividades do "Dia da Vitória" O comicio de segunda-feira, que teve a cooperação do serviço de alto-falantes da Voz Sonora da Princeza do Jacui, que gratuita e espontaneamente tem colaborado em todas as iniciativas, desde a sua fundação, na difusão da palavra dos oradores, que tem emprestado seu verbo para melhor orientação da população cachoeirense, realizou-se da sacada da residencia da exma. sra. d. Inácia Amélia Oliveira, apinhando-se à frente desta casa uma grande multidão de povo, sequiósa de ouvir os oradores inscritos.
Assomando à tribuna, falaram o advogado Aristides Moreira, o dr. Oscar José da Costa Cabral, e o dr. Liberato S. V. da Cunha, que discorreram com eloquência sobre o grande significado da Rendição Incondicional pois não poderia ser outra a decisão do nazismo, uma vez que os exércitos Russos, Inglezes, Americanos e Brasileiros, o vinham combatendo. Quando um dos oradores se referiu a Força Espedicionária Brasileira, a população prorrompeu em aplausos e vivas aos guapos soldados que levaram a sua cooperação para a vitória.
Todos os oradores foram delirantemente aplaudidos.
(...)

Para que não aconteça de novo
(...)
2074 dias de destruição e morte por todos os cinco continentes foi a nefanda herança que Hitler legou à humanidade. Tezouros incalculaveis da arte foram destruidos. Milhões de vidas foram sacrificadas por causa de um só homem, que, com as suas ideias de megalomaniaco invenenou um povo inteiro. Cidades inteiras foram reduzidas a montões de ruinas. Milhares de navios que podiam ser exclusivamente postos a navegar para trazer a felicidade e fartura à todos os povos do mundo hoje jazem destroçados e cobertos de limo e ferrugem no fundo do mar. É humanamente impossivel que homens tão nefandos como esse não sofram um castigo exemplar, para que no futuro, a humanidade não venha novamente ser assaltada por semelhante calamidade.
(...)
Todavia, apesar de todos os males a humanidade, a Democracia, ou a liberdade, como queiram, venceu.
(...) 
Entretanto, esperamos confiantes, que o novo mundo em organização, seja feito de tal maneira que, não seja preciso daqui há 20 anos fazer novos sacrificios.

O Jornal do Povo, cuja edição posterior ao Dia da Vitória só circulou, curiosamente, em 24 de maio, estampou na primeira página do dia 6 de maio:

Jornal do Povo, 6/5/1945, p. 1 - acervo de imprensa do Arquivo Histórico

ACENTUAM-SE AS DIVERGÊNCIAS 
ENTRE AS DEMOCRACIAS E A RÚSSIA
- Inglaterra e Estados Unidos Exigem Notícias Dos Líderes Poloneses -

O Presidente Getúlio Vargas Felicita a F.E.B.

Servindo-se de seu rico acervo de imprensa, o Arquivo Histórico divulga uma página importantíssima da história da humanidade, revelando que os fatos, apesar de terem ocorrido a milhas de distância, estenderam seus tentáculos sobre nós. Os nefastos efeitos do evento e a decretação de seu fim justificaram o tom das comemorações na Cachoeira do Sul de 1945.

(MR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp