Pular para o conteúdo principal

A Expansão de Cachoeira para o Leste

Documentos do passado são reveladores da história e sua análise sob o olhar do presente permite que o leitor faça uma reconstituição do tempo, da sucessão de fatos e dos resultados.

Uma carta da "Schützenverein Eintracht"*, denominação antiga da atual Sociedade Rio Branco, remetida à Intendência em 23 de outubro de 1913, é um bom exemplo do desdobramento que a leitura de um documento escrito há 103 anos permite.

IM/OPV/AOP/Ofícios - Caixa 21
O Bairro Rio Branco foi aberto em 1912. O loteamento e a venda dos terrenos feitos pela Intendência Municipal foram iniciativas de expansão da cidade para o leste, ocupando terras que pertenceram à família do General Portinho. 

Em 1913, como informa a carta da "Schützenverein Eintrach", a diretoria pretendia adquirir terreno que abarcasse uma sede nova para a sociedade, então acanhadamente estabelecida nas proximidades da Praça José Bonifácio em um chalé, e um estande de tiro, esporte preferido dos associados.

Primeira sede da Schützen-Verein Eintracht - fototeca Museu Municipal
O terreno pretendido ficava situado (...) meia quadra de frente á Rua Ernesto Alves, junto ao cercado da chacara Portinho e fundos até o tapume da estrada de ferro (...). A carta também aponta porque a Rua Marechal Deodoro principia junto à sede da Sociedade Rio Branco: A aludida linha de tiro terá de atravessar o alinhamento da projectada Rua Marechal Deodoro, que por isso ficará fechada, na extremidade Leste, numa extensão de pouco mais de meia quadra. A Rua Marechal Deodoro, no Bairro São Luís, recebeu esta denominação em 7 de abril de 1912, mas ainda estava na condição de projectada em outubro de 1913! E a carta revela mais: A sociedade proponente obrigar-se-ha, porêm, a abrir dita rua logo que comecem a ser edificados os terrenos contíguos, actualmente compreendidos na chacara Portinho. 

Anotações feitas a caneta demonstram os passos que o documento seguiu dentro da Intendência. O Intendente da época, Isidoro Neves da Fontoura, anotou e rubricou no topo da correspondência a seguinte determinação: Á Secretaria Obras Públicas. No rodapé, outra anotação: Concedemos 200 palmos de frente com modificações [rasgado] com uma planta junta. Cach. 15 de dez. de [rasgado]. Da planta não há notícia, mas a história mostra que a concretização da obra se deu em 1914 no pretendido local, quando foram inauguradas a sede social, a Casa do Tiro e a cancha de bolão. A sede ampla, coberta e suficiente para encontros, festas e congraçamentos favoreceu a ampliação do quadro social e as opções de lazer dos associados. Mas fez mais...

Sede da Schützen-Verein Eintracht - 1914 - fototeca Museu Municipal
... a abertura do bairro levada a efeito pela Intendência Municipal em 1912 propiciou que os alemães e descendentes adotassem aquele local da cidade para nele construírem as suas residências, a escola e a igreja, constituindo, por esta hegemonia, o que popularmente começou a ser chamado de “Bairro dos Alemães”.

Ernesto Müller, o presidente da Schützen-Verein Eintracht na época das negociações e construção da sede, juntamente com o tesoureiro Arthur Fetter e Theobaldo Ruschel, signatários da carta à Intendência, muito mais do que representantes da vontade dos associados, foram em parte responsáveis ​​pela expansão urbana de Cachoeira para o leste. 

Ernesto Müller - acervo familiar
Sede atual da Sociedade Rio Branco - www.sociedaderiobranco.com.br
*Variante de grafia: Schützen-Verein Eintracht (Sociedade Atiradores Concórdia).

(MR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp