Volta e meia algum fato ligado à Festa do Arroz, acontecida em Cachoeira entre 14 e 16 de março de 1941, é referido, especialmente nas redes sociais, forma contemporânea de comunicação em massa, diálogo e troca de informações.
Pois tem circulado nas redes o filme oficial daquele evento que marcou época na história da cidade, despertando a curiosidade daqueles que, já pelo distanciamento temporal, pouco ou nada tinham ouvido falar sobre a Festa do Arroz.
Os jornais locais, O Commercio e Jornal do Povo, divulgavam em suas edições o quanto a cidade estava movimentada e "engalanada" para receber autoridades e visitantes, voltando-se integralmente para as celebrações do progresso municipal advindo da cadeia produtiva do arroz, desde o seu plantio até o beneficiamento.
A Prefeitura Municipal de Cachoeira mandou publicar um decreto que declarava feriados municipais obrigatórios os dias 14 e 15 de março com a justificativa de que o Poder Público Municipal déve facilitar todos os meios para o maior brilhantismo das aludidas festas.
![]() |
Manchete do jornal O Commercio, de 12/3/1941 - Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico |
E para o maior brilhantismo, o poder público promoveu diversas melhorias para que a cidade fizesse bonito durante os dias de festa. Segundo o jornal O Commercio:
O aspecto da cidade
Desde alguns dias, a nossa cidade vem mudando de aspecto, resaltando por todas as praças e seus recantos um tom de esplendor e de belleza, principalmente á noite.
![]() |
Aspecto da Praça José Bonifácio - fotograma do filme sobre a Festa de 1941 - DIP |
Illuminação publica
Na praça José Bonifacio o deslumbramento attinge ao maior gráu, vendo-se fileiras de lampadas irradiando luzes multicores, que fazem daquelle local um quadro de soberba suggestão, accentuando-se tambem pela alacridade e alegria do "footing", cujo movimento tem sido extraordinario.
A perfeita, caprichosa e artistica instalação de luz, se deve ao comprovado electricista, sr. Artibano Savi, technico da Prefeitura Municipal.
Diversas são as casas que estão sendo pintadas para, assim, contribuir, magnificamente, para o maximo brilhantismo da Festa, que está dando um realce á rua 7 de Setembro.
Lavoura em miniatura
A lavoura em miniatura, que está sendo construída num dos recantos da referida Praça, está fadada a conquistar as maiores admirações dos mais apurados gostos artisticos, pois que para isso o apparelhamento machinario está sendo construido pela reputada e competente fabrica mechanica Mernak & Cia., desta cidade, e a organização da outra parte correspondente á tudo que condiz com uma lavoura de arroz, está affecta ao consumado risicultor, sr. José Joaquim de Carvalho, presidente da União Central dos Risicultores.
![]() |
Lavoura em miniatura na Praça José Bonifácio - Fototeca do Museu Municipal |
O aspecto da frente da "União"
Feéricamente illluminada, a frente do edificio desse Centro offerece lindissima harmonia em todo o seu conjuncto, despertando, assim como o interior daquella importante associação de classe, os mais vivos e elogiosos commentarios.
Installação de microphone
Neste Centro foi installado, pela Radio Diffusora Porto Alegrense, um microphone, que já irradiou, á noite de sabbado, o "Hymno á Lavoura", da autoria do poeta João Lisbôa Estrazulas, sendo vocalisado por numerosas pessoas, cujo acompanhamento esteve a cargo da Banda Municipal, dirigida pelo maestro Horn.
O Interventor permanecerá nesta cidade durante o periodo da Festa
(...) coronel Cordeiro de Farias, s. s. permanecerá nesta cidade durante os dias das solemnidades, ás quaes comparecerá pessoalmente e fará uma breve visita á região colonial.
O Secretario da Agricultura de São Paulo virá á Cachoeira
(...)
Filmagem das festividades
Em telegramma dirigido á Commissão Central, o dr. Lourival Fontes, director do Departamento de Imprensa e Propaganda, communica que enviará, pelo avião da Condor, um cinematographista afim de filmar as commemorações da empolgante "Parada da Risicultura".
Cachoeira hospeda o Dr. Fortunato Pimentel
Determinado pela Liga de Defeza Nacional, está nesta cidade, ha alguns dias, o dr. Fortunato Pimentel, secretario e chefe do Serviço de Publicidade e Propaganda Agricola daquella instituição, que aqui collaborará nos festejos em pról da Lavoura risicola e que é portador de varios premios offerecidos pela Liga em apreço.
Um fino par de sapato e um artistico estojo á "Rainha da Festa do Arroz"
(...)
Dois nomes que estão na berlinda do anceio de seus votantes, e que vanguardeiam o concurso, são os das senhoritas Lucy Ribeiro e Emerita Silveira Carvalho, a primeira com 2.532 e a ultima com 1.421 votos, seguindo-se as senhoritas:
Lovely Garcia 609
Thereza Carvalho 476
Yvone Schirmer 321
Yolando Oliveira 307
Leda Duarte 186
Hilgina Plautz 100
E outras menos votadas.
Além dos outros premios áquella que fôr detentora do titulo maximo, as Casas Bachin, Augusto Wilhelm, Bidone e Pereira offerecerão, respectivamente, fino par de sapatos, artistico estojo para unhas, lindo vestido e um vidro de fino extracto.
![]() |
Lucy Ribeiro - eleita Rainha da Festa do Arroz com 32.375 votos - Extraído da obra Aspectos Gerais de Cachoeira, de Fortunato Pimentel |
E a matéria segue dando outras notícias sobre a projetada Festa do Arroz, ressaltando ainda atividades esportivas, como o Circuito Automobilístico, regatas e partidas de futebol no Estádio Municipal. Na corrida de automóveis estava sendo aguardada a participação de uma mulher, a Sra. Nilza Campos Ruschel, de Venâncio Aires, que pilotaria um carro Ford, modelo A, especial.
O trajeto da corrida seria o seguinte: saída da Rua Júlio de Castilhos e seguindo pela Saldanha Marinho, Conde de Porto Alegre, descida do Amorim, Volta da Charqueada, Vila Oliveira e Avenida Brasil. Como os carros se deslocariam em alta velocidade, as autoridades municipais determinaram que:
- Para segurança dos volantes e do publico em geral devem ser presos todos os animais domésticos. Os animais que estiverem vagando na via publica, devem ser recolhidos e seguros imediatamente, para não se converterem em causas de acidentes.
- Os pais devem manter as crianças em suas residencias, não as deixando brincar na via publica nem atravessar as ruas.
Desta forma, com a cooperação de todos, completar-se-ão as medidas de segurança já tomadas, evitando-se qualquer acidente que poderia empanar o brilhantismo deste grande certame.
![]() |
Flagrante da corrida automobilística - Fototeca do Museu Municipal |
Enfim, mesmo decorridos 75 anos da Festa do Arroz, felizmente pode-se lançar mão dos jornais da época para conhecimento de aspectos peculiares de um momento ímpar da história local, o que permite assistir ao filme produzido naquela ocasião com um outro olhar.
(MR)
Comentários
Postar um comentário