Pular para o conteúdo principal

1916: sob as Paineiras da Avenida

Graças à coleção do jornal O Commercio, que está preservada no Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul, é possível fazer uma viagem ao passado e visitar a Cachoeira de 100 anos atrás. Uma rápida virada de páginas e a cidade daquele tempo revela-se em paisagens, costumes, política, vida social e cultural. Também a forma de redigir os acontecimentos, minimamente detalhada e bastante laudatória, chama a atenção, fazendo um contraponto com o reducionismo de linguagem que caracteriza os dias atuais.

Eis, na ótica de um redator que assinava com o pseudônimo de Pangloss uma intitulada Prosa vadia, a Cachoeira de 1916 sob as paineiras da avenida:

Quem conheceu a Cachoeira ha uns cinco ou seis annos, e não a vê desde esse tempo, mal podia imaginar a transformação que se tem operado no sentido do seu progresso.
Não se assustem, porém, os leitores, antevendo que estas linhas de chronica vão excursionar pelos dominios da estatistica do essencialmente estatistico [...] 
Muito menos é intuito destas linhas dizer que o commercio está florescente ou em crise de transportes; que a carestia dos generos continúa e continuará, conservando em crise perenne a grande e desprotegida classe dos consumidores, etc., etc., e etc.
A chronica, alçando a mira sobre todo este montão de cousas terra a terra, visa um alvo menos escabroso, dizendo que a cidade da Cachoeira, apezar da conflagração e das crises della decorrentes, está sobremodo encantandora.
Que o digam os frequentadores da Avenida das Paineiras, dessa multidão que ás tardes e ás noites a enchem, dando-lhe um aspecto de animação e bem estar que talvez se não encontre em nenhuma das outras cidades da campanha rio-grandense.

Avenida das Paineiras, hoje Rua Sete de Setembro, assim chamada em
razão das paineiras que rodeavam a Praça José Bonifácio
- fototeca Museu Municipal
Contemplando-se esse quadro, que reflecte, certamente, o progresso e a concordia reinantes neste municipio, não se póde deixar de recordar com louvores a parte que toca ao sr. Manoel Costa Junior, no que concerne ao embellezamento e animação da nossa praça de recreio, pois é incontestavel que o centro de attracção, a mais bella parte da avenida é o ponto que o incansavel Costa denominou de - Chic. Ahi tem elle o seu excelente Coliseu, o seu restaurant, o seu bar.

Ponto Chic, ao lado do Cinema Coliseu Cachoeirense,
na esquina da Praça Jose Bonifácio
- fototeca Museu Municipal
Assim é que emquanto uns combatem os calores estivaes, refrigerando-se com cousas geladas, outros dão véia [sic] ao paladar no seu bem attendido restaurant, ingerindo acepipes que restauram ao mesmo tempo as forças do corpo e da alma, pois tudo isso é feito ao som de um piano habilmente dedilhado e interpretado pelo maestro Curt Dreyer.
Quando tudo isso não baste ahi tem o desfilar do sexo gentil pela Avenida fartamente illuminada, ás vezes a côres, emquanto as musicas ressoam, e as campainhas do Coliseu tilintam, convidando ás fitas por entre pregões de reclames que ainda mais realçam o movimento.
É certo que este Costa abre, com isso, um grande sulco por onde canalisa (para elle) uma boa parte das nossas economias, mas considerando que o dinheiro é "meio circulante", nenhuma censura merece quem, assim, o faz circular...
Alêm desse, ha outros pontos de atracação, taes como a "Gruta Azul", especialista em sandwichs, e o "Pavilhão Recreio", que é tambem um lugar aprazivel e bem provido de beberagens.

O Gruta Azul, ao centro, e o Pavilhão Recreio, à esquerda
- fototeca Museu Municipal
Ninguem pense, porêm, que o povo cachoeirense, com esta profusão de bars, se dê demasiadamente ás bebidas: é apenas um povo que gosta de refrescar-se em torno das mesinhas enquanto palestra, descansando das fadigas dos passeios ou dos labores diarios.

Movimento de frequentadores dos bares da Avenida das Paineiras
- fototeca Museu Municipal
E' talvez devido a isso, isto é, a essas diversões, e a essa sociabilidade que já não podem medrar, aqui, as intrigas politiqueiras e as hostilidades que ellas geram.
E' assim que a Avenida, o jardim, o Costa e a musica tiveram o poder de abrir nesta bemdita cidade um verdadeiro seio de Abrahão!*

Pangloss

(Extraído de O Commercio, edição de 3 de maio de 1916, p. 1)

* Seio de Abraão: no sentido figurado, lugar acolhedor de todos.

(MR)

Comentários

  1. O mais fantástico é termos condições graças a essa postagem, de imaginarmos nossos ancestrais desfrutando de todas essas condições, fecho os olhos e os vejo aos pares, cumprimentando aos amigos e charleando com as esposas, fantástica como sempre, mais essa postagem. Obrigado, Mirian Ritzel !

    ResponderExcluir
  2. Até eu que não vivi em Cachoeira senti alegria em ler esta postagem Mirian Obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Fantastico essas fotos! Na primeira foto, aparece no ceu uma imagem, parece ser um ovni! Olhem la...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp