Pular para o conteúdo principal

A Comissão Rockfeller em Cachoeira

Em 1913 foi criada, nos Estados Unidos, a Fundação Rockfeller, entidade que tinha por missão promover ações de melhoria da saúde pública, estimulando o ensino, a pesquisa e a filantropia em países subdesenvolvidos. No Brasil, a Fundação Rockfeller estabeleceu sucursal no Rio de Janeiro em 1916 e na década de 1920 espalhou-se por outros estados, inclusive no Rio Grande do Sul, promovendo pesquisas científicas e incentivando a profilaxia das doenças endêmicas de então. Naqueles anos, em associação com o Departamento Nacional de Saúde Pública, a Comissão Rockfeller, nome adotado, focou sua ação no combate à ancilostomose, uncinariose ou amarelão, doença parasitária infecciosa intestinal causada por vermes que têm seu ciclo de desenvolvimento na terra, aonde chegam através das fezes humanas, infectando pessoas e animais. Como o saneamento básico era praticamente inexistente e não havia rede de tratamento de esgotos, a doença parasitária atacava a população em elevadas proporções.

Um dos grandes propagadores das medidas profiláticas para combate à doença foi o escritor Monteiro Lobato, criador do personagem Jeca Tatu que apresentava os sintomas clássicos da doença parasitária, como desânimo, perda de apetite, diarreia e vômito justamente por andar descalço, com rachaduras nos calcanhares, e não adotar medidas higiênicas capazes de evitar a proliferação dos vermes causadores da doença. A transformação do Jeca Tatu em sujeito disposto ao trabalho e participativo se deu quando ele passou a calçar sapatos e a adotar hábitos saudáveis. Tal história foi tão difundida que a moléstia acabou chamada popularmente de doença do Jeca Tatu.



Focando sua ação na profilaxia da doença, a Comissão Rockfeller começou a atuar em Cachoeira auxiliando o Posto de Prophylaxia Rural - Combate á Uncinariose em 1925, como atesta um recibo emitido em papel timbrado onde se lê Combate á Uncinariose - Posto em Cachoeira:

IM/RP/SF/D - Caixa 9

Recebi da Intendencia Municipal de Cachoeira, a quantia acima de trezentos e cincoenta mil reis (350$000) proveniente da subvenção votada para auxiliar a manutenção da "Comissão Rockfeller" e relativa ao mez de Novembro p. findo.

Cachoeira, 30 de Novembro 1925.
Dr. Francisco Salzano
Medico-chefe do Posto

O pagamento do valor de 350.000 réis solicitado pela Comissão Rockfeller foi autorizado em 12 de dezembro de 1925 pelo intendente João Neves da Fontoura e pago em 15 daquele mês.

Na década de 1940, a Fundação Rockfeller retirou-se do país, assumindo as funções o Serviço Especial de Saúde Pública.

Cachoeira foi um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a fazer grandes investimentos no saneamento básico, trabalho que começou em 1921, com a construção da primeira hidráulica, na Praça Itororó, governo Aníbal Loureiro, seguiu em 1923/1924 com o início do lançamento da rede de esgotos, sob a administração do intendente Francisco Fontoura Nogueira da Gama, e culminou com o grande projeto que ampliou a distribuição de água com o complexo da segunda hidráulica, da qual faziam parte o Château d'Eau e o R2 da Praça Borges de Medeiros, durante o governo João Neves da Fontoura.

MR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp