Em 1913 foi criada, nos Estados Unidos, a Fundação Rockfeller, entidade que tinha por missão promover ações de melhoria da saúde pública, estimulando o ensino, a pesquisa e a filantropia em países subdesenvolvidos. No Brasil, a Fundação Rockfeller estabeleceu sucursal no Rio de Janeiro em 1916 e na década de 1920 espalhou-se por outros estados, inclusive no Rio Grande do Sul, promovendo pesquisas científicas e incentivando a profilaxia das doenças endêmicas de então. Naqueles anos, em associação com o Departamento Nacional de Saúde Pública, a Comissão Rockfeller, nome adotado, focou sua ação no combate à ancilostomose, uncinariose ou amarelão, doença parasitária infecciosa intestinal causada por vermes que têm seu ciclo de desenvolvimento na terra, aonde chegam através das fezes humanas, infectando pessoas e animais. Como o saneamento básico era praticamente inexistente e não havia rede de tratamento de esgotos, a doença parasitária atacava a população em elevadas proporções.
Um dos grandes propagadores das medidas profiláticas para combate à doença foi o escritor Monteiro Lobato, criador do personagem Jeca Tatu que apresentava os sintomas clássicos da doença parasitária, como desânimo, perda de apetite, diarreia e vômito justamente por andar descalço, com rachaduras nos calcanhares, e não adotar medidas higiênicas capazes de evitar a proliferação dos vermes causadores da doença. A transformação do Jeca Tatu em sujeito disposto ao trabalho e participativo se deu quando ele passou a calçar sapatos e a adotar hábitos saudáveis. Tal história foi tão difundida que a moléstia acabou chamada popularmente de doença do Jeca Tatu.
Focando sua ação na profilaxia da doença, a Comissão Rockfeller começou a atuar em Cachoeira auxiliando o Posto de Prophylaxia Rural - Combate á Uncinariose em 1925, como atesta um recibo emitido em papel timbrado onde se lê Combate á Uncinariose - Posto em Cachoeira:
![]() |
IM/RP/SF/D - Caixa 9 |
Recebi da Intendencia Municipal de Cachoeira, a quantia acima de trezentos e cincoenta mil reis (350$000) proveniente da subvenção votada para auxiliar a manutenção da "Comissão Rockfeller" e relativa ao mez de Novembro p. findo.
Cachoeira, 30 de Novembro 1925.
Dr. Francisco Salzano
Medico-chefe do Posto
O pagamento do valor de 350.000 réis solicitado pela Comissão Rockfeller foi autorizado em 12 de dezembro de 1925 pelo intendente João Neves da Fontoura e pago em 15 daquele mês.
Na década de 1940, a Fundação Rockfeller retirou-se do país, assumindo as funções o Serviço Especial de Saúde Pública.
Cachoeira foi um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a fazer grandes investimentos no saneamento básico, trabalho que começou em 1921, com a construção da primeira hidráulica, na Praça Itororó, governo Aníbal Loureiro, seguiu em 1923/1924 com o início do lançamento da rede de esgotos, sob a administração do intendente Francisco Fontoura Nogueira da Gama, e culminou com o grande projeto que ampliou a distribuição de água com o complexo da segunda hidráulica, da qual faziam parte o Château d'Eau e o R2 da Praça Borges de Medeiros, durante o governo João Neves da Fontoura.
MR
Obrigada Mirian! Ainda bem que tivemos colaboração estrangeira.
ResponderExcluir