Pular para o conteúdo principal

Renúncia do Intendente de Cachoeira

Corria o ano de 1912. Em julho, pelas eleições, o Coronel Isidoro Neves da Fontoura, concluindo mandato iniciado em 1908 à frente da Intendência, tinha o apoio do Partido Republicano para seguir no comando da administração municipal. E assim foi eleito. Mas desavenças políticas entre ele e o presidente do Partido Republicano Rio-Grandense, Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, fizeram-no recusar o cargo para o qual havia sido reeleito.

Em carta enviada ao Conselho Municipal (correspondente, à época, da Câmara de Vereadores) o Coronel Isidoro Neves justificou o porquê de não ter assumido as funções de intendente:


Isidoro Neves (penúltimo) dentre membros do Partido Republicano cachoeirense
- fototeca Museu Municipal
Ata da eleição do Cel. Isidoro Neves - 20/7/1912
- IM/CM/AE-Atas - Cx. 2

Srs. MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL

Tenho a subida honra de comunicar-vos que renuncio hoje ao cargo de Intendente Municipal, cargo este que eu devera desempenhar durante o periodo de 20 de Setembro deste anno a 20 de Setembro do anno de 1916, de accôrdo com a eleição effectuada a 20 de Julho do corrente anno, se não fôra o meu precario estado de saúde.

Cachoeira, 21 de Outubro de 1912.

(ass.) I. Neves da Fontoura


Carta de Isidoro renunciando ao cargo de intendente
- 20/10/1912 - IM

Seu sucessor deveria ser o Dr. Balthazar de Bem, que também recusou assumir a Intendência, recaindo sobre o Dr. Alfredo Xavier da Cunha o compromisso de gerir os negócios municipais.

A imprensa de Porto Alegre, pelo jornal Correio do Povo, publicou o seguinte a respeito do fato, notícia reproduzida na edição d'O Commercio do dia 11 de setembro de 1912:

Politica da Cachoeira
A proposito da desintelligencia que sobre a politica local houve, em dias da semana finda, entre os srs. dr. Borges de Medeiros e coronel Izidoro Neves, o filho deste ultimo, sr. dr. João Neves da Fontoura, correspondente telegraphico do Correio do Povo, nesta cidade, passou áquella folha os telegrammas que abaixo estampamos:

Cachoeira, 3. - O coronel Izidoro Neves da Fontoura telegraphou ao dr. Borges de Medeiros, renunciando, irrevogavelmente, a chefia do partido republicano local e communicando ter passado o governo municipal ao seu substituto legal, dr. Balthazar de Bem.
Este, não querendo assumir a referida investidura, officiou ao segundo substituto, capitão Alfredo Cunha.
Sei que o coronel Izidoro reunirá, depois d'amanhã, o Conselho Municipal, afim de renunciar o cargo de intendente, e não assumirá o mesmo cargo, no proximo quatriennio para o qual já foi eleito, em hypothese alguma.
Consta que o coronel Izidoro abandonará definitivamente a politica.
- Posso affirmar que estão rompidas as relações politicas entre o dr. Borges de Medeiros, chefe do partido republicano, e o coronel Izidoro. 
Taes relações politicas datam desde a ultima decada da monarchia, e em que ambos pertenceram ao club republicano 6 de Novembro e juntos percorreram este municipio, disputando pleitos, como o do vereador republicano Antonio Nelson da Cunha, que saiu victorioso das urnas e outros.

Cachoeira, 4. - O Rio Grande, orgam do partido republicano local, assim explica o motivo do rompimento entre o coronel Izidoro Neves da Fontoura e o dr. Borges de Medeiros, chefe do partido republicano:
"Por motivos que affectam á sua autoridade, o coronel Izidoro Neves da Fontoura passou, hontem, ao seu substituto legal, a administração do municipio.
Na mesma data, o coronel Izidoro Neves deixou a direcção do partido republicano local e renunciará, hoje, perante o Conselho Municipal, ao seu mandato intendencial.
Tendo o dr. Balthazar de Bem, vice-intendente, se recusado a acceitar a investidura, assumiu o cargo de intendente o capitão Alfredo Xavier da Cunha, sub-intendente da séde.
Hontem, á noite, o dr. Borges de Medeiros telegraphou ao coronel Izidoro concitando-o a manter-se em suas posições.
O coronel Izidoro respondeu dizendo, mais uma vez, ser irrevogavel a sua resolução.
A' residencia do coronel Izidoro tem affluido grande numero de pessoas amigas, que o interrogam sobre os motivos da sua resolução.



Residência do Cel. Isidoro Neves - Rua 7 de Setembro - fototeca Museu Municipal

S. s. respondeu dizendo ter sido desconsiderado por seu velho amigo dr. Borges de Medeiros.
O sub-intendente da séde sómente assumiu o governo municipal a conselho do coronel Izidoro, afim de não ficar a administração acephala, e de não serem creadas difficuldades na vida do municipio.
O capitão Alfredo Cunha convocou o Conselho Municipal a se reunir, amanhã, em sessão extraordinaria, para receber a renuncia do coronel Izidoro.
Este tem recebido, de todo o municipio, muitos protestos de solidariedade, entre os quaes se conta um do coronel Horacio Borges, tio do dr. Borges de Medeiros, e que é a maior influencia politica do interior do municipio.

No dia seguinte, 5 de setembro, o Conselho Municipal foi reunido e o Coronel Isidoro Neves apresentou a sua renúncia, que foi aceita. O conselheiro Arlindo Leal pediu a palavra, dizendo que a renúncia vinha ocasionar uma crise politica no seio do partido republicano local, fazendo votos pela continuação da concórdia da família republicana, no que foi apartado pelo conselheiro Horacio Borges, que disse ser impossivel evitar a discordia no seio do partido. O conselheiro tenente-coronel Antonio Antunes de Araujo declarou que fiel aos seus principios, a situação actual não modificaria o seu procedimento, continuando a stygmatisar a situação dissolvente da politica nacional, em que ambiciosos sem idéas assaltaram as altas posições do poder nacional constituindo-se em um complot. Si a sua posição de retraimento soffresse uma solução de continuidade no caso local, só aconteceria na hypothese do successor do coronel Izidoro ser um homem com o seu pensar e com as suas idéas. Assim pensava desde que teve a necessidade de ir á praça publica, fazer um meeting de protesto contra essa anarchisada ordem de cousas.

Feitos os pronunciamentos, Alfredo Cunha tomou posto do cargo de vice-intendente em exercício e oficiou ao presidente do estado, Dr. Carlos Barbosa, dando-lhe ciência da posse. Concluiu dizendo: Serei nos poucos dias de governo um fiel cumpridor da lei e servidor leal de s. exe.

Alfredo Xavier da Cunha - fototeca Museu Municipal

Alfredo Xavier da Cunha administrou o município por pouco tempo. Em 20 de setembro de 1912, no salão principal da Intendência Municipal, segundo relata o jornal O Commercio, de 23 de setembro daquele ano, com a presença de co-religionarios e amigos, e dos conselheiros municipaes srs. coronel Manoel de Carvalho Prates, majores Felippe Moser e Paulino Breton, Pedro Stringuini e Emilio Barz teve lugar, á noite de ante-hontem, a posse do vice-intendente nomeado, sr. coronel Horacio Borges.  Paulino Breton, presidente do Conselho, fez o Coronel Horacio Borges pronunciar as palavras usuais da posse, tendo sido lavrada uma ata. Depois houve pronunciamento do secretário do município, Odon Cavalcanti. O jornal concluiu a notícia dizendo:

- Em virtude da renuncia do coronel Isidoro Neves, o coronel Horacio administrará o municipio até que seja eleito e empossado o novo intendente, cuja eleição, ao que sabemos, realizar-se-á no dia 25 de Novembro proximo, o mesmo que está fixado para a eleição do futuro presidente do Estado.

Cel. Horácio Borges - fototeca Museu Municipal

Isidoro Neves honrou sua palavra: nunca mais voltou à política, embora tenha deixado como herdeiro político o seu filho João Neves da Fontoura que, anos mais tarde, por aconselhamento do próprio Borges de Medeiros, assumiu a intendência de Cachoeira...

A história prova que o passado se repete. Por isto é preciso sempre - e cada vez mais - a sociedade inteirar-se de sua história e reconhecer nos fatos, mesmo que pareçam novidades, os traços indeléveis que carregam de ações pretéritas.

(MR)

Comentários

  1. Muito interessante! Será que entendi? O Alfredo Cunha oficiou ao Presidente do Estado, Dr. Carlos Barbosa. Os motivos da desavença do Cel. Isidoro com AABM, Presidente do PRR, não ficaram claros pois este solicitou que Isidoro se mantivesse na posição e seu filho João Neves esteve sempre ao lado de AABM. Artimanhas devem ter sido criadas. Como e porque o Dr. Carlos Barbosa nomeou o Cel Horácio Borges? É verdade que a história sempre se repete e mesmo assim a sociedade não aprende!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Suzana. A verdadeira história da desavença ficou escondida em algum escaninho...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp