sexta-feira, 4 de agosto de 2017 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Histórias para Contar nossa História

A programação inicial das comemorações dos 30 anos do Arquivo Histórico foram exitosas tanto nos trabalhos apresentados quanto no público atingido.

No dia 1.º de agosto, às 14 horas, no Auditório Rita de Cássia Fernandes Barbosa, da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, o professor e pós-doutor Paulo Roberto Staudt Moreira, da UNISINOS, proferiu, para uma plateia eclética e extremamente atenta, a palestra A morte do Comendador. Eleições, Crimes Políticos e Honra, título do livro resultante da sua pesquisa. Além de contar o fato histórico que vitimou o Comendador Antônio Vicente da Fontoura depois do atentado sofrido dentro da Igreja Matriz, em 8 de setembro de 1860, dia de eleições, Staudt passou a descrever detalhes sobre o réu Manoel Pequeno e sobre as peculiaridades da peça judicial.

Paulo Roberto Staudt Moreira 
Vista geral da plateia 

Atual equipe do Arquivo Histórico com o palestrante Paulo S. Moreira
No dia 2 de agosto, no mesmo local e horário, aconteceu a segunda palestra, proferida pelo Mestre Alejandro Jesus Fenker Gimeno, professor de história nos municípios de Agudo e Santa Maria, que versou sobre Imigração Europeia. O assunto, tema da tese de mestrado de Gimeno, explorou as apropriações e comércio de terras na cidade de Cachoeira, citando os processos de aplicação da Lei de Terras de 1850, num recorte histórico que terminava em 1889.

Ms. Alejandro Gimeno 



Posses de terras legitimadas em Cachoeira
entre as colônias Santo Ângelo e Silveira Martins - Ms. Alejandro Gimeno

Ambos os palestrantes têm em comum o acervo documental do Arquivo Histórico como fontes para suas pesquisas. Os dois ressaltaram a importância da documentação disponível em Cachoeira do Sul e a referência estadual do Arquivo Histórico como instituição do gênero.

A programação de aniversário seguirá no dia 10 de agosto, às 13h30, no Auditório da Casa de Cultura, quando será apresentado resultado da parceria entre o Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e o Arquivo Histórico na organização e disponibilização do acervo cartográfico e de plantas arquitetônicas disponíveis na instituição.

5 DE AGOSTO DE 2017 - 197.º ANIVERSÁRIO DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO
5 DE AGOSTO DE 2017 - 30.º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO

MR

2 comentários:

Suzana Saldanha disse...

Muito bom Mirian. Eu gostaria de poder estar aí. Parabéns!

Mirian Ritzel disse...

Foi muito bom, Suzana!

Postar um comentário