Pular para o conteúdo principal

A escrava que foi a pé até Rio Pardo

Uma série de documentos advindos dos aparelhos da justiça, com datas anteriores à Revolução Farroupilha e que estão cuidadosamente preservados no Arquivo Histórico, começaram a passar por processo de transcrição. Sob o olhar atento da assessora Maria Lúcia Mór Castagnino, a Ucha, as urdiduras do passado têm vindo à tona. E as situações são surpreendentes e às vezes inusitadas, revelando aspectos de um tempo distante e absolutamente distinto do atual.

Ucha em atento trabalho de transcrição

O documento em transcrição é um auto cível de averiguação, datado de 16 de dezembro de 1829, cujo suplicante era Jozé Raimundo da Cunha, senhor da escrava Matildes, que estivera desaparecida desde setembro daquele ano. A audiência e lavratura dos correspondentes registros foram feitas

em caza de morada do Juis de Pás Suplente o Capitão Bernardo Moreira Lirio onde Escrivão do seu Cargo adiante nomeado e asignado foi vindo e sendo ahi tão bem prezente o Capitão Jozé Raimundo da Cunha (...). 


Primeira página dos Autos - Acervo Justiça

Perguntado pelo juiz se a escrava era sua e a quantos anos, Jozé Raimundo respondeu que Matildes era de sua propriedade há 34 anos, havida por dote de sua sogra, D. Jacinta Maria de Jesus, viúva de Antonio Simoins Teixeira, e que estava desaparecida desde setembro de 1829. Inquerido sobre o motivo da fuga,

Respondeu que sabia que Niceto Ferreira Lopes a tinha ceduzido para a fuga dizendo-lhe que ella hera Liberta no batismo que elle Aniceto tinha vendido para Porto Alegre a Jozé Francisco Duarte a certidão de edade e dinheiro que dela tinha recebido para promover a sua Liberdade.

Passando a interrogar a escrava, acompanhada pelo curador para isto nomeado, Jozé do Prado Lima, o juiz perguntou-lhe se de fato havia sido escrava do casal da

Finada dona Jacinta Maria de Jesus e se tinha passado ao poder do suplicante e como. Respondeu que tinha sido Escrava de Joze Ramos morador na Capella de Viamão que dele passou ao poder de Dona Jacinta Maria de Jesus e que desta passou ao poder do Suplicante em dote por se aver cazado com dona Angelica filha da mesma Dona Jacinta Maria de Jesus. 

O juiz perguntou ainda se durante todo esse tempo ela estava

serta de que hera captiva e como tal o servira. Respondeu que nunca duvidou do seu captiveiro e que porisso sempre servio bem a seus Senhores sem que tivese praticado alguma fuga senão a prezente. Preguntoulhe porque tendo ella sido sempre boa Escrava e servido bem a seus Senhores agora lhe tinha fugido de caza. Respondeu que tendo seu Senhor justado ao Carpinteiro Aniceto Ferreira Lopes para trabalhar nas Cazas que edeficou nesta villa e axandoce ella Interogada na mesma obra para Cuzinhar e fazer os mais serviços Nesessarios para o dito Carpinteiro e mais trabalhadores o mesmo Aniceto a entrou a ceduzir dezendo lhe que ella héra Liberta no Batismo e que elle sabe disso pela sua Certidão de Idade ese lhe oferecia para Cuidar na sua Liberdade e que por este principio lhe for alcanssando algum dinheiro que ella tinha adequirido de suas quitandas athe a quantia pouco mais ou menos de sete do Blas, e que afinal lhe dera um Papel dizendo ser asua Certidão de Batismo o qual tornou a receber no fim de tres dias a Conselhando-a que devia hir para Porto Alegre porque aqui se não poderia arumar e que ella Interogada Convencida de que odito Aniceto lhe falara verdade tratou com elle seguir para a dita Cidade e então elle lhe dice que seguice e se aprezentace a Joze Francisco Duarte que elle Aniceto Já lhe tinha enviado dinheiro e os Papeis para se lhe fazer o requerimento ao Senhor Prezidente. E que ela Interogada convencida de tudo a couza de dois mezes e meio se auzentou da Caza de seu Senhor siguindo a pé athe a Villa do Rio Pardo e dali embarcada athe Porto Alegre. 

A pobre escrava iludida foi a pé até Rio Pardo e de lá embarcou para Porto Alegre atrás da sua liberdade! Tal trajeto, certamente eivado de toda sorte de situações, ganha aos olhos de hoje um caráter fantástico. Quanto tempo teria levado para percorrer a distância entre a Vila da Cachoeira e a Vila do Rio Pardo? Que tipo de obstáculos encontrou? Como e onde dormiu? Alimentou-se de que forma? Que suspeitas despertou, sendo uma cativa? Perguntas que o documento não responde, abrindo espaço para a imaginação dos leitores.

Em seu depoimento, Matildes contou que chegando em Porto Alegre procurou o indicado Joze Francisco Duarte que disse

qui não tinha recebido papeis nem dinheiro algum e que tinha recebido uma carta mais que não a achava. E que ella Interogada entrando no conhecimento de que tinha sido Lograda só esperava o momento de vir para caza de seu Senhor por ter procurado certificarce da Verdade athé pasando a Capela de Viamão e examinando o asento do seu Batismo que veio achar na Camara Ecleziastica da mesma Cidade de Porto Alegre, e que assim desemganada e aparecendo lhe ali seu Senhor moço Zeferino Jozé da Cunha com elle voltou a caza de seu Senhor onde se acha. 

Última página dos Autos - Acervo Justiça

Triste a sina da escrava Matildes. Sonhando com a liberdade, saiu estrada afora. Frustrada em seu intento, só lhe restou voltar para casa e para o cativeiro. Mal ou bem, a casa de seu senhor era o seu único porto seguro.

Quanto ao sedutor da escrava Matildes, Aniceto Ferreira Lopes... Sumiu! Sabe-se lá se não foi aplicar o mesmo golpe em outra freguesia.

MR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp